O Transforma é o programa do Comitê Olímpico do Brasil de promoção dos Valores Olímpicos que contribui para a formação integral do ser humano.
Como um programa de Educação Olímpica, atua em parceria com escolas, capacitando professores de TODAS AS DISCIPLINAS, e realizando ações para professores e alunos.
Objetivos do Transforma
O que nos motiva?
Os ideais olímpicos
Inspirado nesses ideais e adaptado à realidade brasileira, o Transforma oferece informação e apoio para que as escolas criem novas maneiras de ensinar valores e estimular novos comportamentos, que servem de exemplo multiplicável dentro e fora das escolas.
Quais são os Valores Olímpicos?
Promover os Valores Olímpicos é uma das missões do COB
Amizade
Está no coração do Movimento Olímpico. O esporte é uma ferramenta para o entendimento mútuo entre as pessoas de todo o mundo!
Excelência
Dar o melhor de si, no esporte ou em todos os aspectos da vida. O importante é dar o nosso melhor em tudo que fizermos.
Respeito
Respeito por si próprio, pelas regras, pelo corpo, esporte e meio ambiente.
Embarque com a gente nessa jornada olímpica e amplie seus conhecimentos. Todos os cursos são online, gratuitos e com certificado. Podem ser feitos pelo celular, computador e tablet.
Público-alvo:
Coordenadores pedagógicos e professores de todas as disciplinas e de todos os segmentos escolares
As ações acontecem de várias formas: em escolas, ONGs, projetos sociais, na sede do COB e nos eventos que o COB já realiza.
Mensalmente, o COB abre suas portas à comunidade escolar. Atividades culturais, educativas, esportivas e visita à biblioteca da entidade.
Em parceria com as escolas ou comunidades integrantes do programa, são realizadas atividades como palestras, apresentações teatrais e clínicas de experimentação esportiva para alunos e professores.
Palestras voltadas para educadores com conteúdos complementares aos cursos do programa.
Apresentação da metodologia pedagógica e convite para adesão ao programa.
Alcance do Transforma
De 2018 até os dias atuais, o Transforma atingiu:
10.000
Professores
33.000
Crianças e jovens
Atuação
Até março de 2021, estes foram os locais por onde o Transforma passou:
Rio de Janeiro
São Paulo
Paraná
Sergipe
Tocantins
Santa Catarina
Rio Grande do Norte
FAQ - Perguntas Frequentes
O Movimento Olímpico Moderno tem relação estreita com a Educação. Seu criador, o francês Barão de Coubertin, além de desportista, era pedagogo. Coubertin acreditava que o Esporte era direito de toda a sociedade e que o processo educacional passava pela mente e pelo corpo. Convicto disso, iniciou uma série de pesquisas a fim de propor uma reforma no sistema de educação de seu país. De tudo o que viu, as descobertas arqueológicas da cidade de Olímpia fizeram com que se aprofundasse nos ideais olímpicos da Grécia Antiga. Um sonho foi despertado em Coubertin, que criou, em 1894, o Comitê Olímpico Internacional. Dois anos depois, aconteciam os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) acredita que a temática olímpica contribui para o processo educacional. Por meio do Transforma, oferece instrumentos para que o esporte seja argumento, repleto de mensagens consistentes e inspiradoras, em todas as disciplinas escolares.
Por meio de um acordo de cooperação e plano de trabalho, o COB firma parcerias com os órgãos governamentais competentes, ONGs e outras instituições.
O trabalho de formação de uma criança e jovem passa por mudanças constantes. Se queremos prepará-los de forma integral para um mundo em constante transformação, cheio de incertezas e complexidades, é preciso incluir as chamadas habilidades socioemocionais. Diversos estudos comprovam a importância dessas habilidades no desenvolvimento dos jovens dentro e fora do ambiente escolar, e sua utilização é cada vez mais presente nas salas de aula em diferentes países, incluindo o Brasil.
Empatia, solidariedade, responsabilidade, senso de sustentabilidade, autonomia, resiliência, protagonismo, criatividade e curiosidade, inteligência emocional, comunicação interpessoal, cooperação e colaboração, senso de pertencimento.
Todas essas habilidades são conceituadas e, em seguida, é apresentada uma gama de atividades, com o intuito de autodesenvolvimento, e, no caso do VOV, incluindo atividades para aplicação com os alunos.