Carregando...
COB

Paulo Wanderley: “Professores são agentes fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”

Presidente do COB deu declaração durante webinar "Valores que transformam: Protagonismo com excelência", nesta terça-feira, 19

Paulo Wanderley: “Professores são agentes fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”

Um seleto grupo de protagonistas em setores fundamentais para a sociedade, como o esporte, a cultura e educação, se reuniu nesta terça-feira, dia 19, para a terceira edição do "Valores que transformam", uma iniciativa do Transforma, programa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) de promoção dos Valores Olímpicos. Apropriadamente, o tema central do webinar transmitido no Youtube e no Facebook da entidade foi “Protagonismo com Excelência” e contou com a participação dos medalhistas olímpicos Bruno Fratus e Fernanda Garay; do ator, diretor, produtor e dramaturgo Miguel Falabella; e do professor e escritor Mozart Neves Ramos. O debate foi mediado pelo jornalista especializado em educação, Antônio Gois.   

Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB, abriu o evento valorizando o papel do professor na formação e no incentivo ao protagonismo de seus alunos. “Os professores são agentes fundamentais no processo de construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Ressalto o meu imenso respeito a todos os profissionais de Educação do país, que colocam o aluno em protagonismo, observando e respeitando suas individualidades. O protagonismo dialoga com a ideia assumirmos o nosso papel. No esporte, existem inúmeros atletas que alcançaram um lugar de destaque através de grandes exemplos de superação, coragem, esforço e determinação”, afirmou Paulo Wanderley, que também é profissional de Educação Física e parabenizou os professores pela data comemorada no último dia 15 de outubro. 

A cada edição do webinar, o Transforma tem trazido temas que dialogam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. De acordo com a BNCC, “Protagonismo” é a capacidade de enxergar-se como agente principal da própria vida, responsabilizando-se por suas atitudes, distinguindo as suas ações das dos outros, e expressando iniciativa e autoconfiança. 

“Através do Transforma, o COB oferece informação e apoio para que as escolas criem novas maneiras para desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a educação integral usando para isso referências do esporte. Ao falar de Protagonismo no evento de hoje, queremos contribuir para o desenvolvimento de seres humanos ainda mais prontos para transformar o mundo. Educação e esporte caminham de mãos dadas. Ajudam a formar cidadãos melhores. E é muito bonito ver como o Olimpismo e seus valores de Excelência, Amizade e Respeito são capazes de impactar positivamente a sociedade em diversas áreas graças sobretudo a vocês, educadores”, destacou a diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna. 

Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB apresentou um panorama do programa Trasforma que nos últimos três anos, capacitou cerca de 7.000 professores das escolas parceiras com os cursos online de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), além de realizar formações por meio de palestras, dinâmicas e webinars. Ao todo, mais de 30.000 crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio foram impactadas por ações do Transforma como o COB de Portas Abertas, o Conexão Transforma e os Festivais Transforma. 

A importância da união entre o esporte e a educação e o reconhecimento do apoio dos professores para o sucesso de suas carreiras foram pontos em comum abordados nas falas dos atletas Bruno Fratus, atleta da natação, e Fernanda Garay, do vôlei.  “O esporte é educação, transforma e salva vidas. É uma das ferramentas com maior potencial que temos. A função social do atleta é liderar e inspirar através do exemplo e eu me sinto feliz de ser uma das figuras para trazer a mensagem positiva do esporte”, disse Fratus, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

“Acredito muito na importância do professor como agente de transformação. Eles têm a missão diária de inspirar e conduzir os alunos a encontrarem suas melhores versões. Os meus professores foram os maiores incentivadores nos momentos de dúvida”, admitiu Fernanda Garay, campeã olímpica em Londres 2012 e vice em Tóquio 2021.  


O webinar também trouxe ao palco um artista acostumado a grandes plateias. Miguel Falabella, um dos mais talentosos e multifacetados do país, apresentou em sua palestra “Protagonismo: novas atitudes, velhos valores”, um olhar inspirador sobre o protagonismo dentro do mundo atual.  

“Protagonismo tem a ver com felicidade e a busca por ela é a única coisa que motiva todos os seres humanos. Se não nos liberarmos de preconceitos, o nosso protagonismo não acontecerá. Quando se conhece seus limites é mais fácil expandi-los. Sem originalidade é difícil exercer o seu protagonismo”, acredita Falabella. 

O “Valores que transformam: Protagonismo com excelência” teve ainda a apresentação “Protagonismo e a BNCC”, com o professor Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Mozart atualmente é Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP, Mozart foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2008, além de ser homenageado como “Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França” em 2006 e “Educador Internacional do Ano - IBC Cambridge” no ano anterior. “É preciso dar oportunidade aos jovens, por isso quero parabenizar o Transforma por essa iniciativa de apoiar a juventude, o professor, o educador. Só com educação a gente vai ter um país mais justo e de iguais oportunidades para aqueles que queiram se desenvolver e alcançar os seus projetos de vida”, pontuou Mozart. 


Outras notícias + Lista completa