Carregando...
Time Brasil

Na Suíça, equipe brasileira de Ski Cross Country garante terceira vaga para os Jogos Olímpicos de 2022

Brasil entra no Top 30 do ranking Olímpico na última prova da Copa do Mundo da temporada e termina a classificação como o melhor país da América Latina


Compartilhe
Na Suíça, equipe brasileira de Ski Cross Country garante terceira vaga para os Jogos Olímpicos de 2022
Divulgação/ CBDN

Nos dias 13 e 14 de março, aconteceu a etapa da Copa do Mundo de Ski Cross Country em Engadin (Suíça), que contou com a participação do Brasil. A equipe brasileira foi formada pelas atletas Jaqueline Mourão e Bruna Moura, além de Manex Silva, Victor Santos e Steve Hiestand.

No dia 13 de março foi realizada a prova de Mass Start. No masculino, Manex Silva e Steve Hiestand finalizaram nas 81ª e 82ª posições, respectivamente; Victor Santos não terminou a prova. No feminino, Jaqueline Mourão e Bruna Moura finalizaram nas 61ª e 62ª colocações, respectivamente.

A prova de Pursuit foi realizada no dia 14 de março. No masculino, Manex Silva e Steve Hiestand finalizaram em 80º e 81º lugar, respectivamente. No feminino, Jaqueline Mourão e Bruna Moura alcançaram o 60º e 61º lugar, respectivamente.

É a primeira vez que o Brasil tem dois atletas, no masculino e feminino, finalizando a prova de Pursuit em uma competição.

“Foi um domingo deslumbrante: completamos no mesmo dia 2 x 30km W e 2 x 50km M, no total 160 km de competição algo inédito. Nunca tivemos dois atletas no mesmo dia terminando a prova mais longa no Feminino e Masculino.”, comentou Anders Pettersson, presidente da CBDN.

“Apenas 13 países tiverem dois atletas completando a prova de perseguição no feminino e no masculino, sendo o Brasil um deles.”, complementou Anders.

Resultados colocam Brasil no Top 25 no Nations Ranking e confirmam vaga olímpica

Os resultados conquistados pelas atletas Jaqueline Mourão e Bruna Moura na competição colocaram o Brasil na 25ª colocação do Nations Ranking, ranking que soma os resultados do Campeonato Mundial de Ski Cross Country com as etapas da Copa do Mundo da temporada, e define o número de vagas que cada país terá nos Jogos Olímpicos.

Com os pontos conquistados na última etapa da Copa do Mundo da temporada, o Brasil soma 393 pontos no ranking, entrando pela primeira vez no Top 30, e se coloca a frente de países como Espanha, Islândia, entre outros países com neve. Além de ser o melhor Latino Americano no ranking e o único no Top 30. No masculino, o país termina na 32ª colocação com 300 pontos, sendo também o melhor Latino Americano do ranking.

De acordo com os critérios para alocação de vagas nos Jogos Olímpicos de 2022, a serem realizados em Pequim (China), os países que ocupam as 30 primeiras colocações do nations ranking terão direito a pelos menos 1 vaga adicional nos Jogos.

Dessa forma, o Brasil fica posicionado entre os 30 melhores países do mundo no nations ranking feminino, totalizando um total de três vagas (duas vagas no feminino e uma no masculino); as duas primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de 2022 foram conquistadas durante a participação do Brasil no Mundial de Ski Cross Country na Alemanha.

Fonte: CBDN

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais