Dia Olímpico reune estudantes no Parque Olímpico Rita Lee
Projeto de eMuseu itinerante e oficinas de diferentes modalidades incentivam a prática esportiva entre jovens de 9 a 16 anos até quinta-feira, dia 26

No Dia Olímpico, que celebra o nascimento do Movimento Olímpico, pela fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), centenas de crianças de escolas do Rio de Janeiro tiveram uma segunda-feira regada a muito esporte – e um parabéns para o Ginga, mascote do Time Brasil, que completou 10 anos. Uma carreta do eMuseu do Esporte está estacionada no Parque Olímpico Rita Lee, que recentemente recebeu a primeira edição da Corrida Time Brasil, até a próxima quinta-feira. Com visitas programadas de diversas escolas, o projeto de imersão, tecnologia, interatividade e acessibilidade se combina com oficinas modalidades como boxe, badminton, atletismo e basquete para oferecer às crianças um vasto contato com o esporte. "Estamos aqui onde várias lendas, vários esportistas fizeram sua parte no Rio 2016. Isso é importante num dia como hoje, 23 de junho, data de fundação do Comitê Olímpico Internacional. Ali foi criado este movimento de trazer as pessoas para a união através do esporte", comemorou Emanuel Rego, Diretor-Geral do Comitê Olímpico do Brasil.
A programação até o fim da semana será extensa. “Vamos receber aqui 300 crianças por dia de 10 escolas diferentes. É uma celebração num lugar tão especial, que foi o coração dos Jogos Rio 2016. Esta parceria com Secretarias Municipais é muito especial pro COB, porque nos permite, através do Programa Transforma, trazer crianças de 9 a 16 anos para ter o exemplo da prática esportiva, da vida saudável e ainda ajuda a promover os valores olímpicos de respeito e excelência”, acrescentou Joana Barcelos, Supervisora de Cultura e Valores Olímpicos do COB.
Já Bianca Gama, idealizadora do eMuseu do Esporte, destaca o uso da tecnologia como uma forma de incluir as crianças no esporte através de uma linguagem que elas já conhecem e apreciam. Entre as experiências oferecidas estão simuladores 3D com óculos de realidade virtual, que colocam os visitantes em aventuras esportivas como esqui, surfe e skate. Também estão disponíveis jogos interativos em realidade aumentada, como um quebra-cabeça de locais históricos dos Jogos Olímpicos, e um jogo da memória com mascotes olímpicos. Os visitantes ainda podem usar a Inteligência Artificial para criar o seu próprio avatar escolhendo sua modalidade esportiva favorita. “Depois de todos estes recursos que eles acessam dentro da carreta do eMuseu, do lado de fora eles encontram oficinas de outros esportes e têm a chance de um contato real com a prática esportiva”, diz.
A ação do Dia Olímpico é a terceira parceria do eMuseu com o Comitê Olímpico do Brasil. A primeira parceria foi em 2020, com a criação da Galeria Virtual do Centenário do COB. A segunda foi em 2023, com o lançamento da Exposição Virtual dos Medalhistas Olímpicos Tóquio 2020, disponíveis gratuitamente no site do eMuseu do Esporte. “E esta semana a Carreta está no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, mas ela vai rodar. É uma iniciativa itinerante. Além do que ela está disponível também na palma da mão de quem quiser através do endereço www.emuseudoesporte.com.br”, ressalta Bianca.
A ação foi aprovada pelos (possíveis) futuros atletas. Como Luiz Carlos Mendes Sousa, 11 anos, aluno do 5º ano do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado. “Eu fico muito feliz por ter vindo aqui. Eu gosto muito de luta, já fiz capoeira, jiu-jitsu. E tenho o sonho de ser boxeador. Já treinei um pouco, hoje em dia jogo futebol, mas quero voltar a fazer boxe”, contou Luiz Carlos, um dos mais empolgados na oficina de pugilismo. Relatos como este foram motivo de orgulho para o Diretor-Geral Emanuel. "Temos aqui uma oportunidade de incentivar a prática esportiva. Esta é a missão do Comitê Olímpico do Brasil. A inclusão através do esporte é importantíssima. É a visão que temos de Nação Esportiva. Espero que todos saiam aqui inspirados", finalizou.