Carregando...
Pequim 2022

Jaqueline Mourão e Nicole Silveira falam sobre suas expectativas e estreias em Pequim 2022

Atletas vão colocar o Time Brasil pela primeira vez nas provas de sprint por equipes do esqui cross country e da modalidade de skeleton, respectivamente. Elas desembarcam na China essa semana

Jaqueline Mourão e Nicole Silveira falam sobre suas expectativas e estreias em Pequim 2022

Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, que terão a Cerimônia de Abertura no dia 04 de fevereiro e contarão com 11 atletas brasileiros, serão recheados de estreias para o Time Brasil. Jaqueline Mourão e Nicole Silveira serão responsáveis por alguns fatos inéditos. Jaqueline, do esqui cross country, se tornará a recordista de participações em Jogos Olímpicos pelo Brasil. Ela chegará à 8ª edição de Jogos Olímpicos em Pequim 2022. Além disso, Mourão vai disputar o Sprint por equipes, ao lado de Bruna Moura, prova que terá a primeira participação verde-amarela. Já Nicole Silveira vai ser a responsável por promover o debut do Brasil na modalidade de skeleton em Jogos de Inverno. Ela é campeã da Copa América 2022 e Top 10 na etapa de Altenberg da Copa do Mundo da modalidade. Nesta segunda-feira, 24/01, elas participaram de uma coletiva de imprensa promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil.

+ Veja a coletiva de imprensa na íntegra

“Eu já tinha essa balança entre os dois Jogos, sempre a cada dois anos, mas dessa vez a transição foi muito desafiadora. Foram apenas sete meses entre Tóquio 2020 e Pequim 2022. Antes de Tóquio, eu tive que classificar para o Mundial de cross country e depois seguir para os Jogos de Verão. Infelizmente, fui machucada para o Japão. Cuidei do ombro e me recuperei. E estou muito feliz, pois acabei de conquistar meu melhor resultado no estilo clássico (duas pratas na Copa dos Balcãs). Espero andar ainda melhor na prova dos 10km do estilo clássico. E vou fazer história novamente. É a primeira vez que o Brasil consegue classificar para a prova de sprint por equipe. Vai ser muito emocionante”, contou a atleta que foi a quatro Jogos de Inverno (Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014 e Pyeongchang 2018) e três de Verão (Atenas 2004, Pequim 2008 e Tóquio 2020).

“Esse é meu quarto ano no skeleton. Desde o início meu objetivo eram os Jogos Olímpicos, mas nunca imaginei chegar tão rápido à qualificação. Ter praticado outros esportes antes do skeleton me preparou para esse momento. Eu quero ter o meu melhor desempenho possível em Pequim 2022, estou muito feliz e quero que chegue logo. Mas eu não quero criar muita expectativa de resultado. Eu aprendi que isso acaba me atrapalhando. Então, meu objetivo é ter o melhor desempenho possível e me divertir”, disse sorrindo Nicole, que fez uma temporada excepcional alcançando a 9ª colocação na 5ª etapa da Copa do Mundo em Altenberg (Alemanha), sendo a melhor atleta não europeia nesta etapa. Foi a melhor colocação de um brasileiro na história das Copas do Mundo.

Time Brasil nos Jogos Pequim 2022

Enquanto os atletas ajustam os últimos detalhes para o embarque para a China, uma equipe operacional do Comitê Olímpico do Brasil (COB) já chegou a cidade sede dos Jogos para deixar tudo preparado nas duas Vilas Olímpicas que contarão com brasileiros: Yanqing e Zhangjiakou. 

Chefiada por Anders Pettersson, a Missão Brasileira é formada pelos atletas Edson Bindillati, Edson Martins, Erick Vianna e Rafael Souza, tendo Jefferson Sabino como reserva (bobsled);  Manex Silva, no masculino, e Jaqueline Mourão e Bruna Moura, entre as mulheres (esqui cross country);  Michel Macedo (esqui alpino);  Sabrina Cass (esqui estilo livre moguls); e Nicole Silveira (skeleton). 

A equipe brasileira está dividida em duas Vilas Olímpicas. Em Yanqing, estará o bobsled, esqui alpino e skeleton. E em Zhangjiakou, o esqui cross country e o esqui estilo livre. A previsão é que a primeira atleta a chegar a Pequim seja Sabrina Cass, campeã mundial júnior pelos Estados Unidos, que também vai ser a primeira brasileira a competir, já no dia 03/02, antes mesmo da Cerimônia de Abertura, marcada para o dia 04/02, no Ninho do Pássaro. Os primeiros atletas, do esqui cross country, e os de gelo, tanto do bobsled quanto do skeleton, chegam no dia 29.

Pequim 2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 1992, na França.

Outras notícias + Lista completa