Carregando...
COB

Em busca de capacitação, sete integrantes da Comissão de Atletas do COB participam de curso de administração esportiva

“Curso tem superado as expectativas”, afirma Emerson Duarte, do tiro esportivo


Compartilhe
Em busca de capacitação, sete integrantes da Comissão de Atletas do COB participam de curso de administração esportiva
Emerson Cruz/ COB

Conscientes de que uma formação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, os atletas brasileiros têm procurado cada vez mais os cursos do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) em busca de capacitação. Após mais de 750 deles se inscreverem no curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE), o bom exemplo vem agora da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB): 7 dos 19 integrantes estão matriculados no Fundamentos da Administração Esportiva (FAE), que teve início no último mês de junho.

“O curso ainda está no começo, mas tem superado as expectativas. Nós já temos uma vivência no esporte, mas podemos nos aprofundar em alguns temas, sobretudo administrativos. Espero adquirir um olhar um pouco mais técnico, não somente o de atleta”, diz o atirador Emerson Duarte, medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e membro da CACOB.

+ GRATUITO: Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte

Além de Emerson, o colegiado está representado no curso pelos seguintes atletas: Arthur Zanetti (ginástica artística), Brunno Mendonça (hóquei sobre grama), Duda Amorim (handebol), Fabiano Peçanha (atletismo), Isabel Swan (vela) e Iziane Marques (basquete). A grande adesão comprova o engajamento dos membros da CACOB em sua missão de representar os atletas olímpicos brasileiros.

“Cada vez mais vejo o entendimento da necessidade e o interesse em capacitação dos atletas que ocupam ou almejam ocupar posições na gestão do esporte. É política do COB dar prioridade para atletas e ex-atletas olímpicos e pan-americanos às vagas dos cursos do IOB, nas mais diversas áreas”, explica a gerente do IOB, Soraya Carvalho.

No caso de Emerson, apesar do atirador seguir em atividade e em busca da classificação para os Jogos de Tóquio, ele sabe que, aos 48 anos, o momento é também de experimentar e descobrir outras áreas do esporte.

“Já estou visualizando o término de minha carreira de atleta e pensando como ajudar o esporte de outra forma. E, na função de defender os interesses do atleta, temos que saber para quem pedir as coisas e como vamos cobrar, e não achar que as coisas não estão saindo por má vontade”, afirma o atirador, especialista na prova de pistola tiro rápido.

Criado em 2010 e realizado em formato de ensino a distância, o curso Fundamentos da Administração Esportiva permite que o aluno aprenda mais sobre o Movimento Olímpico, adquira noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva, e saiba como funciona a organização de uma Missão do Time Brasil para os Jogos Olímpicos.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais