Carregando...
COB

COB promove webinar para celebrar dois anos do Transforma

“Valores que transformam: construindo um ambiente de aprendizagem integral” reunirá cerca de 800 profissionais de Educação


Compartilhe
COB promove webinar para celebrar dois anos do Transforma

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizará nesta terça-feira, dia 20 de outubro, o evento virtual “Valores que transformam: construindo um ambiente de aprendizagem integral” para professores de todas as disciplinas e segmentos da Educação. A iniciativa celebra dois anos do Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos, que, através de diferentes projetos, contribui para a formação integral do ser humano, atuando em escolas, por meio da educação olímpica. O webinar é gratuito e pode ser acompanhado ao vivo no canal do Time Brasil no Youtube e no Facebook.

+ Assista ao Webinar de dois anos do Transforma

A segunda edição do “Valores que Transformam”, que este ano será realizado no formato de webinar, acontece das 9h às 12h30 e vai contar com personalidades da Educação e do Esporte, como o educador, pedagogo e fundador da Escola da Ponte, José Pacheco; o especialista em ensino e aprendizagem e professor-embaixador do Programa Transforma, Rodrigo Rodrigues; o jornalista Antonio Gois; o cardiologista Marcelo Leitão; e o medalhista olímpico Flávio Canto.

Com abertura do presidente do COB, Paulo Wanderley, o webinar terá dois painéis. Os professores José Pacheco e Rodrigo Rodrigues; a gerente de Cultura e Valores Olímpicos, Carolina Araújo; e o jornalista Antônio Gois participarão do painel "Abordagens do Processo de Ensino e Aprendizagem”. 

Nele, os especialistas discutirão as abordagens do processo de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento de competências socioemocionais no ambiente escolar. Também serão apontados os caminhos para a inovação nas práticas pedagógicas; como as emoções poderão impactar o processo de aprendizagem; o papel do professor e de sua importância no processo da construção da aprendizagem; além dos principais valores humanos que devem ser fomentados pela escola.

 Já no segundo bloco, “Iniciação Esportiva no ambiente escolar”, o cardiologista Marcelo Leitão; o medalhista olímpico Flávio Canto; o gerente Executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito; e a gerente do Instituto Olímpico Brasileiro do COB, Soraya Carvalho, vão falar do esporte enquanto fenômeno social e cultural de extrema importância. Abordarão também o ambiente pedagógico e as experiências motoras; a saúde e atividade física; os dados sobre sedentarismo e doenças advindas desse estilo de vida; e a contribuição da iniciação esportiva para o enfrentamento à vida sedentária.

Após este painel, a diretora de Comunicação e Marketing, Manoela Penna encerra as atividades do evento que reunirá cerca de 800 profissionais de Educação.

Alinhado aos princípios da Carta Olímpica, o Programa Transforma tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões: corpo e mente. A educação física e o ensino por meio do movimento contribuem para aprimorar o aprendizado moral e intelectual, conceito que estimulou Pierre de Coubertin a recriar os Jogos Olímpicos.

“O COB quer cada vez mais estar ao lado dos educadores. Em um momento como esse onde todos se reinventaram e seguem se adaptando, não seria diferente com a gente. Não há dúvidas de que a educação é primordial para humanizar e melhorar a qualidade de vida de um cidadão. E são os educadores as peças principais para essa transformação”, diz Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB. 

“O Movimento Olímpico acredita na educação integral como meio de aprendizagem que equilibra as diversas dimensões: física, mental, emocional e social. Aprender é uma atividade ativa, que pode ocorrer por meio de diversas formas”, afirma Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos.

Dois anos transformando a educação através dos Valores Olímpicos

Nestes dois anos, o Transforma atendeu 19 escolas em todo o país: cinco EMOCs que integram o Acordo de Cooperação com a Secretaria Municipal de Educação no Rio de Janeiro; 10 escolas em cidades onde foram realizados os Jogos Escolares da Juventude; e mais quatro escolas de medalhistas olímpicos. Desse total, foram impactadas mais de 5.500 crianças do Ensino Fundamental I e II, de 6 a 14 anos. 

O Programa Transforma capacitou professores das escolas parceiras com os cursos online de Valores Olímpicos para a Vida (VOV) – só neste curso foram 2.282 profissionais -   e o de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), além de realizar formações presenciais com palestras, dinâmicas e webinars.  

Já os alunos participaram de atividades e eventos como o COB de Portas Abertas, o Conexão Transforma e os Festivais Transforma. Enquanto suas escolas receberam doações de equipamentos esportivos e, no período de pandemia, foram incluídas em ações sociais com distribuição de cestas básicas e máscaras de proteção.  

O Transforma também promoveu visitas de medalhistas olímpicos, como Poliana Okimoto, Ágatha Rippel, Bárbara Seixas e Diego Hipólito às escolas para aproximação do público escolar com o esporte. Também realizou visitações e vivências esportivas no Centro de Convivência dos Jogos Escolares. 

Para 2021, a expectativa é de retomo às ações presenciais, conforme o protocolo e calendário do governo para as escolas públicas. “Com isso também retomaremos ao projeto de expansão do Programa Transforma para outras cidades brasileiras, assim como a criação de novos cursos online”, conclui Carolina.


Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais