Carregando...
Antidoping

COB e CBLP promovem workshop online de educação antidoping

Nesta quarta-feira, dia 16, Christian Trajano, gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB, fará a palestra às 19h em plataforma virtual

COB e CBLP promovem workshop online de educação antidoping
Dr. Christian Trajano em palestra durante os Jogos de Praia Doha 2019.Foto: Miriam Jeske/COB

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promovem o Workshop de Educação Antidoping nesta quarta-feira (16), às 19h, horário de Brasília. O evento será realizado de forma online e gratuita através da plataforma webex. Para participar, basta clicar aqui.

Dr. Christian Farias Trajano, gerente de Educação e Prevenção ao Doping do COB, dará uma palestrante sobre a importância da antidopagem, falará sobre substâncias proibidas e elucidará questões sobre o tema. Trajano é médico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestrando em Bioética pela PUC-PR e já foi diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) entre 2017 e 2018. 

“O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas para prevenir essa ameaça. Através da área de Educação e Prevenção ao Doping, trabalhamos para disseminar informações relevantes a eles para ajudar no combate ao uso de substâncias proibidas. O atleta deve ter consciência que ele é o único responsável por qualquer substância que entre em seu corpo, mesmo que de forma não intencional. A iniciativa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos reafirma o compromisso do movimento olímpico em prevenir o doping e garantir que atletas limpos possam competir em um ambiente seguro e com oportunidades iguais para todos que se dedicam ao aperfeiçoamento contínuo de suas habilidades pessoais”, elogiou Trajano.

Segundo a CBLP, a entidade vem promovendo o jogo limpo constantemente e seguindo a tendência dos esforços olímpicos na luta contra o doping

Substâncias proibidas

Um dos principais temas a serem abordados no workshop trata-se das substâncias proibidas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em conformidade com a Agência Mundial Antidopagem (WADA). É imprescindível que os atletas consultem seu respectivo médico do esporte antes de tomar qualquer medicamento, suplemento ou afins.

A lista de substâncias não permitidas pode ser consultada no site da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem ou na página do Antidoping no site do COB.


Fonte : CBLP

Outras notícias + Lista completa