O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas para prevenir essa ameaça. Em outubro de 2018, a entidade implementou a área de Educação e Prevenção ao Doping, liderada pelo gerente Christian Trajano, médico e ex-diretor técnico da ABCD. Com a elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, o COB apoia as ações da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
Entre os propósitos da área está a integração das ações de educação e prevenção de doping aos cursos de formação de treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de educação do COB, bem como ao Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, para fazer a educação antidoping chegar às gerações mais jovens. A proteção do espírito e dos valores olímpicos é a mola propulsora desta iniciativa do COB e se alinha aos valores da entidade: meritocracia, transparência e austeridade.
No Brasil, a entidade que determina e realiza os testes de controle de doping, realiza a gestão de resultado de uma análise positiva e encaminha o caso para julgamento na Justiça Antidopagem é a ABCD.
A proteção do atleta é o que nos move!
JUNTE-SE A NÓS NA LUTA CONTRA O DOPING NO ESPORTE!