COB define projetos que terão aporte do Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino
Sugestões foram enviadas por confederações de diversas modalidades e escolhidas por membras da Comissão da Mulher do COB
O Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino do Comitê Olímpico do Brasil (COB) encerrou o processo seletivo e definiu os oito projetos que contarão com o aporte dos recursos da entidade para serem realizados.
Ao todo, 36 projetos foram enviados, envolvendo 27 modalidades diferentes. Após análise da comissão avaliadora, formada por quatro membras da Comissão da Mulher do COB, foram definidos oito projetos aprovados, sendo quatro para a categoria A e quatro para a categoria B. São eles:
Categoria A (Suporte a ações que integrem programas estruturados realizados pela confederação que promovam o esporte feminino, elencando metas a médio e longo prazo):
Atletismo
Programa de desenvolvimento do Comitê Feminino da CBAt para a mulher na modalidade Atletismo
Rugby
Projeto NINA - Da base para o jogo
Vela
Formação de Treinadoras de Alto Rendimento
Vôlei de quadra
Programa de Capacitação de Mulheres Treinadoras do Voleibol de Quadra
Categoria B (Suporte a iniciativas pontuais voltadas a promoção do esporte feminino, com perspectiva futura da criação de um programa perene):
Basquete 3X3
Camp de Basquete 3x3 - Feminino
Nado artístico
NA - Projeto de Consultoria Técnica Internacional
Tiro com Arco
2ª Clínica Brasil Arco de Desenvolvimento Esportivo
Wrestling
Workshop de Desenvolvimento das Mulheres no Wrestling e Sociedade
Em relação aos projetos não priorizados neste edital, o COB se mantém à disposição para prover auxílio técnico para sua realização e incentiva que as entidades deem continuidade ao planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento da mulher no esporte.
"O número de projetos enviados evidencia o engajamento por parte das confederações para a evolução das mulheres no âmbito esportivo em geral. Percebemos a grande concorrência como um sinal de aprovação desta iniciativa e continuaremos buscando outras formas de promover o esporte feminino”, ressaltou Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte.
O Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino tem como principais objetivos promover, por meio de parcerias com as Confederações, ações relevantes que formem programas em prol do desenvolvimento e capacitação de atletas, treinadoras, árbitras e gestoras.
A área Mulher no Esporte do COB foi criada há cerca de um ano e meio e tem realizado diversos projetos importantes desde então. Por meio dela, a entidade tem promovido ações para a valorização e o fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Fórum da Mulher no Esporte, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar de atletas e das profissionais do esporte.