Carregando...
Time Brasil

Campeãs Mundiais de 1994 comemoram 25 anos do inédito título em São Roque (SP)

No dia 12 de junho, na Austrália, a geração de Paula, Hortência e Janeth se consagrava como a mais vitoriosa do basquete feminino brasileiro

Campeãs Mundiais de 1994 comemoram 25 anos do inédito título em São Roque (SP)

Há exatos 25 anos, em Sydney, na Austrália, a equipe formada por Paula, Hortência, Janeth, Helen, Adriana, Alessandra, Cíntia Tuiú, Dalila, Simone, Roseli, Ruth e Leila Sobral, comandadas por Miguel Ângelo da Luz, entrava para a história do esporte brasileiro, ao conquistar o inédito título do Campeonato Mundial Adulto Feminino de 1994. Nesta quarta, 12 de junho, em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), as atletas e a comissão técnica da equipe realizaram nesta quarta-feira (12 de junho), em São Roque (SP), um evento em comemoração ao aniversário do maior feito do basquete feminino brasileiro.

A campanha da seleção que entrou para a história foi a seguinte: vitória sobre Taiwan (112 a 83), derrota para Eslováquia (88 a 99) e reabilitação contra a Polônia (87 a 77) na primeira fase. Na etapa seguinte, vitória sobre Cuba (111 a 91), derrota para a China (97 a 90) e a recuperação contra a Espanha (92 a 87). E assim o Brasil avançou para a semifinal contra os Estados Unidos. Num jogo emocionante, vitória brasileira por 110 a 107. A decisão foi contra a China, da gigante Zheng Haixia, que já haviam batido o Brasil na fase inicial do Mundial. Mas a equipe brasileira não deu chances para as asiáticas e venceu com autoridade, por 96 a 87.

“Essa data não poderia passar em branco, no aniversário de 15 e 20 anos da conquista do Campeonato Mundial nós fizemos o encontro, mas sempre com alguém homenageando. Agora, reunir o grupo todo, com a presença do chefe da delegação, da médica e do assessor de imprensa, por exemplo, é um momento que vai nos fazer relembrar histórias; comemoração marcante para todos. Eu até brinquei que fico feliz em poder relembrar esse momento, mas triste por perceber que está passando rápido, pois estamos ficando velhas”, comentou a ex-armadora Paula Gonçalves, a Magic Paula, um dos grandes nomes do Brasil na conquista.

“Muito bom, depois de 25 anos poder rever as meninas de uma só vez no hotel em que treinamos para o Campeonato Mundial de 1994. Acho uma data importantíssima, já que foi nessa competição que marcamos uma geração toda. Temos sempre que celebrar esses bons momentos e aproveitar para trocarmos ideia e relembrar as histórias que muitas vezes acabamos esquecendo. Poder encontrar as jogadoras que fizeram parte da minha história sempre será uma grande alegria”, acrescentou Hortência Marcari, a Rainha Hortência, outro grande destaque brasileiro em 1994.

A comissão técnica foi composta, além do técnico Miguel Ângelo da Luz, por Sérgio Maroneze Duarte (assistente técnico), Hermes Balbino (preparador físico), Marli Kecorius (médica), Marisa Lebeis (fisioterapeuta), José Pedro Felício (massagista), Waldir Pagan Perez (supervisor), Sérgio Barros (assessor de imprensa) e Raimundo Nonato (chefe da delegação).

“Nós quebramos um paradigma, já que só Estados Unidos e União Soviética haviam conquistado o título mundial até então. Nossa equipe foi um pouco desacreditada para a competição, mas com um grande trabalho das atletas e da comissão técnica conseguimos conquistar a taça, que pra sempre será nossa”, disse o técnico da geração mais vitoriosa do basquete feminino brasileiro. 

Fonte: CBB

Outras notícias + Lista completa