Carregando...
COB

Bicampeã olímpica Fabi Alvim abre 2º encontro do Programa de Carreira do Atleta para falar de transição profissional

Sarah Menezes, Diogo Silva, Isabel Clark, Juciely Silva, Keila Costa e Joice Silva estão entre os 14 atletas-alunos do curso


Compartilhe
Bicampeã olímpica Fabi Alvim abre 2º encontro do Programa de Carreira do Atleta para falar de transição profissional
Guilherme Tabuada/ COB

A bicampeã olímpica de vôlei Fabi Alvim abriu o segundo encontro presencial do Programa de Carreira do Atleta 2019 na manhã desta quarta-feira, dia 28, na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro. Participante da turma de 2014 do curso, Fabi falou de sua trajetória profissional para os 14 atletas que se destacaram em suas modalidades e agora buscam novos caminhos. Entre os participantes, estão a campeã olímpica Sarah Menezes (judô), Diogo Silva (taekwondo), Isabel Clark (snowboard), Juciely Silva (vôlei), Keila Costa (atletismo) e Joice Silva (wrestling). 

No bate-papo, Fabi reforçou a importância do programa e do atleta pensar desde sempre no pós-carreira. “O PCA trouxe oportunidades, abriu meus olhos, estimulou o planejamento, o pensamento, a busca pelo conhecimento, por oportunidades. Aproveitei muito as lições que tive”, reconhece a atual comentarista de TV, que ressaltou a chance de trocar experiências e se manter conectada com outros atletas. Entre as curiosidades, a bicampeã olímpica contou que depois de deixar as quadras nunca mais jogou vôlei, mas descobriu o triatlo, modalidade escolhida para ocupar sua vida enquanto tocava a transição da carreira. 

Na programação do dia estão previstos ainda os workshops “Como se sair bem em uma entrevista de emprego?” e “O uso do Linkedin como aliado no planejamento de carreira”, ministrados pelas professoras Janaina Ferreira e Luciana Varga, além de palestra “Tudo o que você precisa está dentro de você!” do master coach Antonio Carlos Moreno.

Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), há sete anos, o PCA tem como objetivo permitir ao atleta se planejar e se preparar de maneira mais adequada, desde a iniciação da carreira esportiva até a transição para o mercado de trabalho. Uma mudança que pode ser realizada a médio e longo prazo, de forma assistida.

Durante os próximos seis meses, o grupo terá a orientação de coachees, como os atletas olímpicos Emanuel Rego (vôlei de praia) e Arnaldo Oliveira (atletismo); e do treinador de taekwondo, Rodney Saraiva. Emanuel foi um dos precursores nos cursos do IOB e, juntamente com os demais, foi preparado por Moreno para exercer a função. 

O Programa de Carreira do Atleta ainda proporciona aos alunos a aquisição de bolsas de estudos de graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá, em diferentes áreas, e processos de Coaching, em busca de um plano de desenvolvimento de carreira profissional. Todas as iniciativas visam à promoção educacional e o suporte na transição de carreira dos formandos. 

“É a partir do PCA que o COB pretende dar suporte aos atletas para conquistarem o mesmo sucesso alcançado em suas carreiras esportivas, na fase de transição de carreira e no futuro ingresso no mercado de trabalho”, diz Soraya Carvalho, gerente do IOB.

Entre os medalhistas olímpicos e mundiais que já passaram pelo IOB estão, além de Fabi e Emanuel Rego, os ex-atletas Adriana Behar (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo moderno), Daiane dos Santos (ginástica artística), Maurren Maggi (atletismo), Nalbert Bitencourt (vôlei), Fabíola Molina (natação) e Natalia Falavigna (taekwondo).

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais