Logo
Time Brasil

WTT Contender começa neste domingo, com Hugo Calderano como cabeça de chave

Bruna Takahashi, Eric Jouti, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy também disputarão o primeiro torneio internacional da temporada 2021, no Catar

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de fev, 2021 às 12:30 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

Após quase um ano do último Aberto do Circuito Mundial e uma experiência bem sucedida com a bolha do tênis de mesa na China, em novembro, o WTT Middle East Hub começa neste domingo (28), em Doha, no Catar, com a disputa do WTT Contender. No dia 6, o segundo torneio, o WTT Star Contender, tem início no mesmo local, finalizando no dia 13. O WTT Contender tem semelhanças com o antigo Challenge. A pontuação nos rankings mundial e olímpico mudaram e a premiação também. No WTT Contender, serão distribuídos 200 mil dólares em prêmios, sendo US$ 15 mil (aproximadamente R$ 81.300) para o campeão.

Três brasileiros começam a disputa das fases preliminares no individual, a partir deste domingo: Eric Jouti, Vitor Ishiy e Thiago Monteiro. Hugo Calderano é o cabeça de chave número 2 e Gustavo Tsuboi o número 15 da chave principal no masculino. Com a desistência dos chineses, que optaram por não participar neste momento, Bruna Takahashi, que seria a número 1 da fase preliminar do feminino, foi promovida para a chave principal.

“Estou muito feliz em voltar a jogar um torneio internacional. Sinto que estou bem preparada, não só tecnicamente e taticamente, mas sim mentalmente”, diz Bruna Takahashi, que precisou fazer quarentena na chegada ao país, assim como os demais atletas.

“Há um ano que não participo de uma competição internacional. Acabei não treinando na última semana, mas estou bem empolgado para voltar a jogar com os melhores do mundo”, comemora Ishiy, que vem fazendo grande campanha com seu time, o C’Chartres, líder da Divisão Pro B, na França.

Além das disputas individuais, o torneio terá jogos de duplas. Entre os homens, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy estão na chave principal do masculino, enquanto Vitor Ishiy e Bruna Takahashi buscam classificação na fase preliminar de duplas mistas.

Rankings Olímpico e Mundial

O novo ranking mundial, atualizado semanalmente, mostra seis brasileiros (uma mulher e cinco homens) no Top 100. Mais dinâmico, todos os pontos importam. O WTT Contender vale 4 pontos para quem chegar na fase de 32 e 400 para o campeão do individual. Já o WTT Star Contender representa cinco pontos para quem parar na fase de 64 e 600 para o grande vencedor.

O ranking olímpico, que serve para definição de cabeças de chave dos Jogos de Tóquio, será atualizado através de um cálculo feito pela ITTF até julho, quando os pontos do antigo ranking representarão 40% do total e os outros 60% serão através do novo formato. Hugo Calderano, atualmente, é o quarto no ranking olímpico.


Fonte: CBTM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS