Última Live Especial do COB será sobre Racismo no Esporte e lançará programa do IOB
Nesta segunda, os convidados Djamila Ribeiro, Arnaldo Oliveira e Iziane Marques vão falar ao vivo sobre o tema e responderão perguntas dos espectadores

Hoje, segunda-feira, dia 24 de agosto, às 19h, nos perfis do Youtube e Facebook do Time Brasil, teremos a 12ª e última edição da #LivesEspeciaisCOB. O encerramento das conversas promovidas pelo Comitê, que tiveram início na comemoração dos 106 anos da entidade, será em grande estilo: A Live vai lançar o Programa de Prevenção e Enfrentamento do Racismo no Esporte, desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). O papo trará detalhes sobre o programa e abordará o racismo no ambiente esportivo e suas formas de prevenção e enfrentamento.
Para esse encontro especial contaremos com a presença de Djamila Ribeiro, escritora e filósofa, Arnaldo Oliveira, medalhista olímpico de atletismo, e Iziane Marques, atleta olímpica de basquete. O bate-papo será mediado Manoela Penna, diretora de marketing e comunicação do COB. Diferentemente das outras edições, após o debate, um tempo será reservado para responder perguntas enviadas pelos espectadores.
Na semana passada, a “Igualdade Racial no Esporte” foi tema da 11ª Live Especial do COB que reuniu os atletas olímpicos Aline Silva (wrestling), Diogo Silva (taekwondo), Etiene Medeiros (natação) e Ygor Coelho (badminton) para falarem sobre o assunto. A jornalista Eliana Alves Cruz conduziu a conversa que pode ser vista na íntegra no canal do Time Brasil.
Curso será lançado em 2021
Após o sucesso do Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE), que contou com a participação de mais de 900 atletas e 6.000 inscritos em menos de cinco meses do seu lançamento, o COB se mobiliza na organização de ações de enfretamento do racismo no esporte. A proposta é dar sequência a essa programação, que terá a presença de diferentes especialistas no assunto e culminará com o lançamento do curso em 2021.
O Programa de Prevenção e Enfrentamento do Racismo surgiu do desejo do COB de seguir tratando de temas transversais e sensíveis ao esporte, uma vez que se torna urgente implementar princípios gerais de segurança, bem como promover um ambiente seguro, no qual todos os envolvidos no ambiente esportivo possam enfrentar e evitar qualquer tipo de violência. O objetivo do programa é desenvolver ações de reflexão e discussão sobre a temática das relações raciais, na busca da prevenção, enfrentamento e superação das desigualdades criadas pela prática da discriminação racial.
Este novo programa compõe ainda outras ações já promovidas pelo COB, visando garantir a ética e a transparência e o cumprimento dos Valores Olímpicos, tais como: PEAAE; ações de Compliance; ações de Prevenção ao Doping; e programa GET – Gestão, Ética e Transparência; entre outras ações de cunho administrativo.