Seleção de ginástica artística disputa Copa do Mundo por aparelhos visando preparação para Tóquio
Rebeca Andrade, Lorrane, Arthur Zanetti e Caio Souza se classificaram para a final em seus aparelhos; esta é a última competição antes dos Jogos

Depois de alcançar seus principais objetivos no Campeonato Pan-Americano no Rio de Janeiro, a Seleção de Ginástica Artística Masculina do Brasil e as ginastas Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira participam da Copa do Mundo por aparelhos de Doha, que começou nesta quarta-feira (23), no Catar.
Em Doha, Lorrane fará mais uma tentativa de homologar o “Oliveira” no código de pontuação da FIG. Trata-se de um novo elemento, uma derivação do Dos Santos I, obra de Daiane dos Santos. A ginasta da Seleção Brasileira tentará realizar sua acrobacia, um duplo twist carpado com meia volta, no solo.
No primeiro dia de competição, Rebeca Andrade se classificou em primeiro lugar nas paralelas assimétricas, com a nota 14.333. Lorrane obteve a terceira melhor nota (13.400) no mesmo aparelho. Nas argolas também teremos dois representantes do Brasil na final: Arthur Zanetti se classificou em terceiro lugar, e Caio Souza ficou em quinto.
A competição é considerada importante por Marcos Goto, treinador e Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina, no contexto da preparação para os Jogos Olímpicos. “A participação nesta Copa do Mundo integra a preparação técnica de todo o grupo, pois termos a possibilidade de levar cinco ginastas para Tóquio, sendo quatro ginastas na equipe e mais um com a vaga do individual geral conquistada no Rio. Desta forma estamos em processo de avaliação para determinar quem serão os ginastas que partirão para Tóquio”.
+ TÓQUIO 2020: Conheça as vagas do Time Brasil nos Jogos
Goto avaliou positivamente o desempenho brasileiro na Arena Carioca 1. “A participação no Pan foi muito importante para nossos ginastas experimentarem algumas provas com elementos novos, buscando aumentar as notas de partida para entrarem na briga por possíveis finais olímpicas e também oferecer sua contribuição para a equipe”.
Copa do Mundo por Aparelhos - Doha
Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Flávia Saraiva – Lorrane dos Santos – Rebeca Andrade
Treinador: Francisco Porath Neto
Árbitras: Adriana Alves
Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory – Arthur Zanetti – Caio Souza – Diogo Soares – Francisco Barretto – Tomás Florêncio
Treinadores: Cristiano Albino – Marcos Goto– Ricardo Yokohama
Árbitro: Hilton Dichelli
Fisioterapeutas: Álvaro Borges Margutti – Maria Eugênia Ortiz
Médico: Breno Schor
Fonte: CBG