Logo
Time Brasil

Retrospectiva 2022: Nova geração do esporte brasileiro brilha nos Jogos Sul-americanos da Juventude  

Em Rosário, o Time Brasil conquistou 147 medalhas e liderou a competição desde o primeiro dia

Por Comitê Olímpico do Brasil

28 de dez, 2022 às 05:00 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

A nova geração do esporte brasileiro também brilhou em 2022. No mês de março, a cidade argentina de Rosário foi o palco para os Jogos Sul-americanos da Juventude e viu o Time Brasil dominar a competição do primeiro ao último dia. Mesmo com a incógnita em relação ao desempenho dos atletas em função da pandemia de Covid-19, o Brasil chegou aos Jogos com o objetivo de manter a hegemonia no continente sul-americano. Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), todos os objetivos foram cumpridos na competição.

#TBT: Reveja momentos especiais do Brasil em Rosário 2022

Com 64 ouros, o país superou a participação na última edição do evento, em Santiago 2017, quando subiu ao degrau mais alto do pódio 61 vezes. O Brasil finalizou a campanha com um total de 147 medalhas (foram ainda 40 pratas e 43 bronzes). A Colômbia terminou os Jogos na segunda colocação com 35 ouros e um total de 93 medalhas. Já a Argentina teve 131 medalhas, mas 31 douradas.

+ O COB está no Telegram! Clique aqui e se inscreva! Telegram Web

+ Canal Olímpico do Brasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial 

A competição continental juvenil foi importante para trazer experiência internacional para um grupo de atletas brasileiros. Quase 50% da delegação nacional que esteve em Rosário viajou internacionalmente pela primeira vez na ocasião. Outro dado esportivo relevante: das 26 modalidades com representantes nacionais em Rosário, 24 subiram ao pódio. 

O Brasil foi representado por 230 atletas de até 18 anos em 26 modalidades na competição.

Destaques individuais

O grande destaque individual do Time Brasil em Rosário foi a nadadora Stephanie Balduccini, que mais uma vez brilhou em uma competição de base. Assim como no Pan Jr. de Cali 2021, a brasileira foi a maior medalhista da competição, com 11 pódios. Outros nomes da nova geração também apresentaram suas credenciais em Rosário, como Bianca Reis, do judô, Vanessa Sena, do atletismo, e Virgínia Fortes Águas, do skate.

Vanessa Sena e sua medalha de ouro. Foto: Beto Noval/COB

Logística

Em termos de logística, uma das principais ações do COB foi o fretamento dos voos de ida e volta, já que não há trajetos diretos entre cidades brasileiras e Rosário. Na base do COB na Argentina, a delegação teve suporte da área médica, com fisioterapia e massoterapia, além de um psicólogo à disposição para apoio na preparação mental dos jovens atletas. Na fase preparatória, foram realizados encontros online e presenciais para passar todas as informações sobre os Jogos aos atletas.

Os Jogos Sul-americanos da Juventude

A terceira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude reuniu 2.500 atletas, de 15 países, e teve um conceito inovador. Todas as competições foram realizadas em um mesmo local, o Parque da Independência, com grande envolvimento da população local.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS