Logo
Jogos da Juventude

Judoca gaúcho que salvou medalhas e judogi em enchente que alagou sua casa, Arthur Bonato é campeão dos Jogos da Juventude 2025

Ouro nos Jogos da Juventude e prata no mundial sub-15 em menos de um mês, Bonato almeja integrar a seleção brasileira já nos próximos Jogos Olímpicos, em Los Angeles, em 2028

Por Comitê Olímpico do Brasil

23 de set, 2025 às 16:32 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Gaúcho que vem se firmando como promessa do judô brasileiro, Arthur Bonato foi coroado campeão da categoria até 50kg dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Há menos de um mês, ele foi vice-campeão mundial sub-15. A confiança não vem apenas dos desafios superados nos tatames. Há pouco mais de um ano, as enchentes que atingiram várias cidades do Sul do Brasil alagaram sua casa, em Canoas. Na iminência de perder tudo, Bonato não pensou duas vezes: salvou seus judogis e suas medalhas. 

“Na hora que o prefeito falou para evacuar a cidade, a primeira coisa que eu pensei foi pegar o que tinha de mais importante para mim: os meus judoquis e as minhas medalhas. Porque ali estava escrita toda a minha história no judô e eu não queria deixá-la para trás”, explica Bonato.

Com mais uma medalha para juntar à sua coleção, Bonato orgulha-se de ver seu empenho pela modalidade que tanto ama gerarem resultados concretos. “A sensação de ganhar essa medalha nos meus primeiros Jogos da Juventude é, com certeza, muito boa, porque eu vinha treinando muito para isso. É uma competição muito legal e que, agora, vou curtir mais ainda com a medalha de ouro no peito”, comemora o judoca.

A alegria mistura-se com a emoção de levar o Rio Grande do Sul ao topo de uma competição nacional após seus conterrâneos terem vivido tempos difíceis com a tragédia natural que abarcou a região em 2024. “É uma sensação muito gratificante levar essa medalha ao meu estado, porque todo mundo me apoia, assim, todo mundo gosta de mim, torce por mim. Eu queria agradecer a Deus, primeiramente, à minha família, aos meus treinadores. Sem eles, nada disso seria possível. Muito obrigado de coração”, diz Bonato.

Atleta do clube Grêmio Náutico União, Bonato tem entre um dos seus senseis o ex-judoca olímpico Alex Pombo. “Ele tem muita experiência para nos passar e isso tem me ajudado bastante nessas competições de alto nível”, avalia o gaúcho. 

Para se aprimorar ainda mais nos tatames, Bonato gosta de pesquisar na internet os principais golpes aplicados pelos campeões das principais competições internacionais de judô. “Gosto bastante de assistir até para me inspirar. Os golpes que eu gosto mais, tento fazer depois no treino e, quando não dá certo, peço para o sensei me ensinar como faz”, conta. O jovem judoca almeja integrar a seleção brasileira já nos próximos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Los Angeles, em 2028.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS