Logo
Jogos Escolares

Escolas de quatro municípios com menos de 25 mil habitantes disputam o vôlei dos Jogos Escolares

Alvorada do Norte (GO), Juatuba (MG), Rio Novo do Sul (ES) e Venda Nova do Imigrante (ES) entram no mapa da maior competição escolar do país

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de set, 2019 às 18:41 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

Escolas de quatro municípios brasileiros com menos de 25 mil habitantes representarão os seus estados nos torneios de vôlei dos Jogos Escolares da Juventude Cascavel 2019. Com uma população que não chega a 9 mil habitantes, Alvorada do Norte (GO) é o menor município brasileiro com uma equipe inscrita na Regional Amarela da maior competição estudantil do país. 

O time feminino de vôlei categoria mirim (12 a 14 anos) da Escola Municipal Professora Odília Justa vai parar a pequena cidade para acompanhar suas ilustres atletas nos Jogos Escolares. Vale lembrar que algumas partidas, definidas por enquete, são transmitidas ao vivo na página do Facebook dos Jogos.

Galeria de fotos dos Jogos Escolares

Dois pequenos municípios capixabas também estão inscritos. Assim como a instituição goiana, a Escola Estadual Waldemiro Hemerly, de Rio Novo do Sul (ES), que tem pouco mais de 11 mil habitantes, busca a primeira participação na etapa nacional. Já a Escola Estadual Domingos Perim, de Venda Nova do Imigrante (ES), com 24.800 habitantes, tenta retornar ao evento.

A Escola Estadual Joaquim Correa, de Juatuba (MG), cidade com cerca de 22 mil habitantes, fez história e se consagrou campeã mineira do vôlei masculino nas duas categorias de idade. A caminhada para o sucesso nas quadras não foi fácil. Os técnicos e professores Geraldo Corgozinho, que trabalha com o voleibol há 55 anos, e Willian do Prado não escondem a emoção em representar o estado em Cascavel.

“Tivemos a felicidade de vencer o torneio mirim e o juvenil nos Jogos Escolares de Minas Gerais. Ganhamos as duas finais no tie-break. Para nós, foi uma alegria tremenda, uma satisfação muito grande. A cidade está respirando voleibol. Temos o apoio da escola, da prefeitura e da comunidade, que abraça o time. É uma cidade pequena, mas com o coração gigante. As famílias se organizaram para viajar e torcer para os meninos. Teve vaquinha virtual, apoio de empresários, rifas, doações. Está muito bacana. Estamos indo com uma expectativa muito boa de sair vitoriosos e queremos ir a Blumenau. Já estudamos os nossos adversários e sabemos que vai ser muito difícil”, destacou Corgozinho.

O jovem João Victor Pereira, de 13 anos, não esconde a felicidade. “Ano passado ficamos em terceiro lugar no JEMG. Neste ano tivemos mais foco e fomos campeões. A gente sabe que vai ser difícil, mas treinamos muito para superar nossas deficiências. Minha mãe está muito orgulhosa e acreditando nos meus sonhos, que são ser atleta profissional, jogar na seleção brasileira e conquistar muitos títulos”.

O vôlei dos Jogos Escolares da Juventude, etapa Regional Amarela, em Cascavel (PR), será disputado nas quadras C e D da FAG. São quatro torneios da modalidade. Masculino e feminino nas categorias para atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Veja a programação completa dos Jogos em Cascavel

Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Etiene Medeiros (natação), Rosângela Santos (atletismo), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, 59 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

Com um viés educacional, os Jogos Escolares estão cada vez mais próximos de outro programa do COB, o Transforma, que promove os Valores Olímpicos. O projeto possui duas frentes: uma destinada à formação de professores, que devem criar novas maneiras de ensinar e desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos; e outra com atividades educativas a crianças e jovens. Durante a etapa nacional, estão previstas também ações educativas no Centro de Convivência do evento, com crianças de escolas públicas municipais. Já em Cascavel e em Palmas, durante as etapas regionais, haverá a entrega de diplomas aos professores que passaram por uma capacitação online.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS