Logo
Jogos da Juventude

Gêmeos do Piauí transformam paixão pela esgrima em sonho de carreira nos Jogos da Juventude CAIXA

Com menos de um ano de treinos, a dupla de 15 anos chega à segunda edição da competição

Por Comitê Olímpico do Brasil

11 de set, 2025 às 19:22 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Gêmeos representam Piauí na esgrima - Foto: Abelardo Mendes Jr/COB

A esgrima entrou de surpresa na vida da família Blancos, de Teresina, mas em pouco mais de 11 meses já transformou a rotina da mãe e dos filhos gêmeos. Convidados pelo treinador Moisés Carvalho a participar de uma seletiva na escola, Lucas e Larissa, de 15 anos, abraçaram a oportunidade e, em pouco tempo, já estavam no pódio de uma competição nacional. Agora, retornam aos Jogos da Juventude CAIXA Brasilia 2025 para escrever mais um capítulo dessa história.
 

Lucas foi primeiro dos irmãos a entrar em ação. A competição masculina foi realizada nesta quinta-feira (11), no Ginásio do Cruzeiro Novo, e reuniu atletas de nove estados brasileiros.
 

“É a minha segunda vez nos Jogos da Juventude, agora com quase um ano de experiência. Está sendo uma competição de muito aprendizado, enfrentando atletas de nível internacional”, comentou Lucas.
 

“Meu sonho é seguir na esgrima por toda a vida. Ter minha irmã ao meu lado nesse caminho é um apoio enorme, porque dividimos essa paixão e treinamos juntos todos os dias”, acrescentou.
 

Para Larissa, a esgrima deixou de ser apenas curiosidade e rapidamente se transformou em paixão.
 

“Eu achava o esporte muito bonito, mas bem difícil. A esgrima me ensinou a conciliar os treinos com os estudos e a ter mais disciplina. No ano passado participei dos Jogos com apenas dois meses de experiência, foi incrível. Agora quero mostrar uma versão melhor de mim”, enfatizou.
 

Na arquibancada e, agora, também na pista de competição, a mãe Alessandra acompanha cada passo dos filhos. Incentivada por eles e pelo treinador, decidiu também se aventurar no esporte, ainda que de forma amadora.
 

“Comecei a praticar esgrima este ano, em maio. Como já acompanhava os treinos deles, resolvi entrar também. Foi uma decisão que mudou minha vida. A esgrima ajuda no corpo, na mente e na convivência com meus filhos”, afirmou.
 

A disputa feminina da espada individual terá início nesta sexta-feira (12), às 15h, no Ginásio do Cruzeiro, em Brasília. As demais modalidades dos Jogos da Juventude CAIXA 2025 podem ser acompanhadas ao vivo pelo Youtube do Time Brasil.
 

Confira o resultado desta quinta-feira da disputa individual masculina da esgrima:

1º lugar  – Bernardo Menezes Bicalho (São Paulo)
2º lugar – Henrique Freiberger Mussi Augusto (Paraná)
3º lugar – João Marcos Monteiro dos Santos (Pernambuco)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS