Logo
Jogos da Juventude

O elo entre gerações: Renato Buck perpetua o legado do ciclismo brasileiro nos Jogos da Juventude CAIXA

Treinador que revelou Gideoni Monteiro segue formando novos talentos nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025

Por Comitê Olímpico do Brasil

12 de set, 2025 às 13:14 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Foto: Matheus Candeloro/SESP

Nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, o passado e o futuro do esporte se encontram. Poucos personagens simbolizam tão bem essa conexão quanto Renato Buck, treinador da delegação de São Paulo, que já esteve ao lado de diferentes gerações do ciclismo brasileiro e segue atuando na formação de novos atletas.

Foi sob a orientação de Buck que Gideoni Monteiro, referência nacional na modalidade, deu os primeiros passos rumo ao alto rendimento, em uma fase decisiva entre os 15 e 17 anos. Foi esse incentivo que levou o ciclista cearense a disputar Jogos Olímpicos e conquistar medalhas em Jogos Pan-Americanos.

“Trabalhamos juntos por três anos. Ele me direcionou para o mundo e, graças a esse ensinamento, pude crescer. Até hoje agradeço por tudo o que fez por mim”, relembra Monteiro.

Anos depois, a cena se repete. Nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, Renato está novamente presente, agora acompanhando a delegação de São Paulo e orientando novos ciclistas que sonham trilhar o mesmo caminho.  

“O ‘Buckão’ é uma pessoa sensacional, pega bastante no nosso pé em questão de treinamentos e estudos. Sabemos que é muito difícil pra ele cuidar de vários atletas da base e principalmente da escolinha, sempre mostrando pra gente o lado bom do ciclismo. Ele sempre se esforçou ao máximo pra manter a gente no topo”, disse Luis Felipe Mendes, medalhista de ouro na prova de velocidade desta edição dos jogos.

“Estar presente em eventos como os Jogos da Juventude é um orgulho enorme. Para os meninos, isso aqui é como se fosse uma Olimpíada. O que me motiva é ver essa nova geração sonhando alto e sabendo que, com mais apoio e oportunidades, podem chegar ainda mais longe”, disse Buck.

A continuidade ao legado
Nesta quinta-feira (11), o Parque Burle Marx recebeu a prova de velocidade e mostrou como o legado de Renato Buck segue vivo. Vindo da mesma delegação que ele hoje acompanha, os paulistas Luis Felipe Mendes e Yasmim Andrade brilharam, conquistando o título no masculino e no feminino, respectivamente.

Os Jogos da Juventude CAIXA 2025 seguem até o dia 25 de setembro, reunindo mais de 4.700 atletas de todo o país em disputas de 20 modalidades.

Confira os resultados desta quinta-feira do ciclismo:

Velocidade Masculino:
1º lugar – Luis Felipe Mendes (São Paulo)
2º lugar – Vicenzo Santi Locatelli (Santa Catarina)
3º lugar – Ricardo Fiorio Cardoso (Espírito Santo)

Velocidade Feminino:
1º lugar – Yasmin de Andrade Ramos (São Paulo)
2º lugar – Deborah da Silva Fernandes (São Paulo)
3º lugar – Elisa Carina Cavalcante Gomes (Pará)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS