Logo
Jogos Escolares

Equipes de futsal do interior do Nordeste dão o tom da etapa de Natal dos Jogos Escolares

Representantes de Alagoas, Sergipe, Maranhão e Ceará prometem fazer frente aos adversários das capitais

Por Comitê Olímpico do Brasil

19 de set, 2019 às 17:32 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

“Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados,
Segura as pontas, meu coração.”

A música "Festa do Interior", da cantora Gal Costa, vai ditar o ritmo no futsal da etapa Regional Azul dos Jogos Escolares da Juventude, que reúne os campeões estaduais do Nordeste e tem início nesta sexta-feira, 20, com a chegada das delegações a Natal (RN).

A delegação de Alagoas, por exemplo, terá 16 equipes na disputa pelas duas vagas em cada torneio e três delas vêm do interior, todas no futsal. É o caso da Escola Municipal José Gomes Lima, do município de Água Branca, região sertaneja do estado, que está inscrita no torneio feminino de 12 a 14 anos. Do sertão vem também a Escola Estadual Professora Ana Maria Teodósio, localizada em Poço das Trincheiras, tem uma equipe feminina de 15 a 17. Já a Escola Estadual Fernandina Malta, de Rio Largo, está no masculino 15 a 17.

Sergipe também contará com 16 times, a maior parte de Aracaju, incluindo o Instituto Dom Fernando Gomes, instituição que formou Duda, do vôlei de praia, uma atleta de ponta que disputou os Jogos Escolares da Juventude. Mas é do interior que vem uma escola promissora no futsal feminino (15 a 17 anos): o Colégio Estadual Nelson Rezende de Albuquerque, que fica no povoado de São Mateus da Palestina, em Gararu (SE).

No Maranhão, o time de futsal feminino 12 a 14 anos da Escola Municipal Ariston Carvalho de Mesquita, de Nina Rodrigues, se sagrou campeão estadual. “É uma grande vitória para essas meninas, porque elas fazem parte de uma comunidade quilombola e muitas estão pela primeira vez saindo do estado. Intensificamos os treinos para que elas tenham o melhor desempenho possível”, disse o técnico Washington Augusto Sousa.

Segundo a chefe de delegação do Maranhão, Rosana Motta, até a inscrição da equipe para a fase estadual dos Jogos Escolares já pode ser considerada uma conquista sem precedentes. “Não pega nem celular no município. A inscrição foi bem complicada, realizada em cima da hora. Leva-se um dia para sair da cidade e outro para voltar”.

Mas não para por aí. A Escola José Martins Sampaio, do município de Brejo Santo (CE) volta ao torneio de futsal após três anos, com a mesma geração que terminou em quinto lugar na edição de João Pessoa 2016. No entanto, se naquela oportunidade eles disputaram a competição de 12 a 14 anos, agora os mesmos jovens buscarão uma medalha na categoria 15 a 17.

“Estamos treinando todos os dias, suando muito. Sabemos que não será nada fácil, vamos em busca do título”, afirmou o pivô Ezequiel Ferreira. “Ir a Santa Catarina é o nosso sonho, vamos fazer de tudo para chegar lá”, afirmou o técnico João Nascimento.

Todas as partidas de futsal acontecem nos ginásios do DED, do Colégio Marista e do Colégio Boa Viagem, com entrada franca.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS