Secretário Renato Junqueira visita Centro de Convivência dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025: “Estou extasiado”
Evento multiesportivo realizado pelo COB com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal será realizado de 10 a 25 de setembro

Créditos: Alexandre Loureiro/ COB
Os Jogos da Juventude CAIXA chegam em Brasília com a marca de maior edição da história. Na véspera da Cerimônia de Abertura do evento, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), representado pelo Diretor-geral e campeão olímpico Emanuel Rego e pela Diretora dos Jogos Manoela Penna, recebeu Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O local será o “coração dos Jogos” porque concentrará a Cerimônia de Abertura, as ativações de todos os patrocinadores, ações do programa Transforma e o restaurante.
"Estou extasiado com a estrutura do Centro de Convenções Internacional do Brasil. Gostaria de parabenizar o Comitê Olímpico do Brasil pela organização e parceria com a Secretaria de Esporte. Estamos muito felizes e acredito que a percepção dos atletas e delegações que aqui estarão será bastante positiva. Faço questão que todos venham aqui conhecer toda essa infraestrutura que foi preparada para que a gente possa recepcionar todos os nossos estados”, disse Junqueira.
A parceria entre o COB e a Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal possibilitou uma série de entregas que serão fundamentais para o sucesso da competição. A maior deles talvez seja a que trata do transporte interno. Para locomover não só os quase 5.000 atletas, mas também os integrantes das comissões técnicas e todo o staff, é necessário o fornecimento de ônibus, vans, carros e motos, além de ambulâncias que garantem a segurança do evento, ao longo dos 15 dias de competição.
Outro ponto de destaque é o Centro de Convivência, que abriga todas as ativações extracompetição, o restaurante, com capacidade para servir 800 refeições simultaneamente, salas de trabalho do Comitê Organizador e, ao menos, uma instalação esportiva. O GDF ofereceu o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), considerado um local de excelência para tudo que será realizado no local durante os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025.
Por fim, a Secretaria também é responsável pelo fornecimento de mobiliário, computadores e equipes de recursos humanos, garantindo apoio de segurança e limpeza tanto nas arenas quanto nos ambientes administrativos. Além disso, promove a interlocução para cessão de instalações esportivas, distribuídas em 16 locais diferentes do Distrito Federal, que receberão as disputas das modalidades.
“A nossa parceria está fortalecida, e chegamos nesse momento de entrega do evento com muita alegria. Eles deram suporte com pontos importantes que é o transporte, a organização, o CICB, que é uma parte do caderno de encargo da secretaria, e realmente a entrega foi muito boa. O Comitê Olímpico do Brasil com todo o seu poder de execução e com a secretaria que entende as necessidades que consegue entregar, eu vejo que esse evento pode ser um dos melhores dos últimos tempos”, afirmou Emanuel Rego, diretor-geral do COB.
De 10 a 25 de setembro, as 27 unidades federativas estarão divididas em 20 modalidades esportivas que competirão na capital federal. Para os jovens de até 17 anos, o secretário deseja que mais do que medalhas, eles façam amigos e vivam experiências que levarão para a vida toda.
“Eu desejo sucesso para todos os jovens que vão participar. Aqui é o lugar do êxito, da procura das medalhas, do pódio, mas eu acho que acima de tudo vai se levar às experiências, às convivências, às amizades que serão feitas. Então, aproveite o momento, continue sempre treinando, porque uma hora o resultado chega”, encerrou Junqueira.