Comitiva dos Jogos Escolares participa dos Jogos da Primavera, em Aracaju (SE)
Visita à capital sergipana ocorre logo após a equipe do COB ter visitado hotéis e o centro de eventos de Gramado (RS)

Em preparação para a edição 2020 dos Jogos Escolares da Juventude, representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estiveram em Aracaju (SE) participando da abertura da principal competição estudantil do estado, os Jogos da Primavera, que são classificatórios para a etapa Regional Azul, que ocorre na capital sergipana entre 11 a 15 de setembro. A comitiva do COB foi recebida pelo governador do Estado, Belivaldo Chagas, e pela Superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas.
Além disso, a área de Desenvolvimento Esportivo deu início ao planejamento da logística para a realização da etapa regional em Aracaju. A equipe do COB se reuniu com membros da rede hoteleira da cidade no Hotel Del Canto e aproveitou a semana para visitar 32 hotéis e 16 locais de competição, de modo a definir as instalações dos Jogos Escolares. “Para a Regional Azul, utilizaremos 12 locais de competição, sendo a maioria escolas estaduais. Todos já estão definidos. Recebemos um ótimo suporte do Governo estadual e, especialmente, da superintendência Especial de Esportes de Sergipe, que nos acompanhou em todas as visitas”, disse o gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito.
“Foi uma reunião bastante proveitosa, a primeira deste ano, para efetivar as ações e definir o que é responsabilidade do Estado e o que é responsabilidade do COB. Foram realizadas vistorias na rede hoteleira e nos ginásios esportivos, e tenho certeza que Sergipe vai marcar na história nos Jogos Escolares da Juventude. Esse é um evento que movimenta não só o esporte, mas toda a economia do Estado. Serão nove estados nordestinos presentes aqui durante uma semana", comemorou Mariana Dantas.
Anteriormente, a comitiva do COB já havia visitado a cidade de Gramado (RS), que abrigará a Regional Amarela, de 20 a 24 de setembro. Além dos 21 hotéis inspecionados, os representantes dos Jogos Escolares foram ao Expo Gramado, centro de eventos que receberá o Comitê Organizador e quatro instalações esportivas para as modalidades futsal e basquete. Já as escolas do município e a Vila Olímpica municipal receberão competições de vôlei e handebol.
“Os Jogos Escolares unem esporte e turismo, aproximando o COB da nossa cidade e gerando oportunidades aos nossos atletas. O evento traz também um importante retorno econômico, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio em geral. Trazer os Jogos para Gramado nos enche de orgulho, pois temos certeza que o evento ficará marcado na história e no coração de cada um dos atletas”, afirma Jacó Schaumloeffel, Secretário de Esportes de Gramado.
Para o Secretário de Esportes do Rio Grande do Sul, João Derly, os Jogos Escolares são muito importantes na formação dos jovens. “Os Jogos permitem saber o perfil dos atletas através das avaliações realizadas. Há também tem o aspecto positivo da parceria entre a Prefeitura de Gramado e o Governo do Rio Grande do Sul, ajudando no desenvolvimento econômico, trazendo eventos, fortalecendo o turismo, a educação e a área esportiva. Gramado tem ótimos espaços para abrigar grandes eventos, e os Jogos só fortalecem o trabalho do município”.
Realizado pelo COB, os Jogos Escolares da Juventude acontecem em três fases regionais e uma nacional, integrando os Jogos Escolares Brasileiros, que foi sistematizado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Os processos seletivos, estaduais e municipais impactam cerca de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas públicas e privadas, de quase 4 mil municípios. A partir de 2020, os Jogos Escolares da Juventude, fase nacional, passarão a contar com duas novas modalidades, a ginástica artística e o taekwondo, que se juntarão às outras 14: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.