COB fecha parceria com o UOL para produção e distribuição de conteúdo multiplataforma
Acordo visa aumentar a visibilidade das modalidades olímpicas e o alcance da marca COB através da divulgação de materiais originais

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o UOL firmaram,
nesta semana, um acordo para a distribuição de conteúdo multiplataforma. O
objetivo da parceria é ampliar ainda mais o alcance do Movimento Olímpico
Brasileiro e dos resultados dos principais atletas e equipes do país, através
de transmissões de eventos, e produção de matérias e programas especiais.
“O Mapa Estratégico do COB tem um pilar todo voltado para a
Imagem do Movimento Olímpico. Então, é função fundamental da entidade
fortalecer as ações de divulgação de eventos, modalidades, equipes e atletas
através dos mais diversos canais e plataformas. A parceria com o UOL amplia
em muito o alcance de nossos conteúdos e mensagens”, disse o Presidente do COB,
Paulo Wanderley. “Tenho certeza de que esse esforço em conjunto criará
condições para que novos ídolos do esporte olímpico brasileiro apareçam,
fomentando novas gerações de fãs e entusiastas que crescerão amparados pelos
Valores Olímpicos”, completou o Presidente.
“Estamos contentes por este novo acordo junto ao UOL,
uma plataforma que há décadas vem concedendo espaço para os esportes olímpicos
e que possui uma audiência gigantesca, com mais de 100 milhões de visitantes
únicos por mês. Nosso esforço é tornar o conteúdo original cada vez mais
relevante, atraindo grandes marcas e nos posicionando como um produtor de
narrativas que propaga os valores do olimpismo para a sociedade”, destaca Paulo
Conde, Diretor de Comunicação do COB.
Para o UOL, a parceria é uma oportunidade para a
construção de um legado para o esporte e para o público, criando um impacto na
forma como os esportes olímpicos brasileiros são experimentados e
compartilhados.
“Estamos comprometidos em oferecer uma cobertura abrangente
e de alta qualidade de esportes olímpicos, com notícias em tempo real, análises
especializadas e transmissões ao vivo de uma série de eventos esportivos. Essa
parceria fortalecerá nossa missão de informar, entreter e inspirar nosso
público, enquanto celebramos atletas e suas conquistas”, disse o gerente geral
do UOL Esporte, Vinícius Mesquita. “A ideia é construir um legado
para o esporte e para o público em parceria com o COB e criar um impacto na
forma como os esportes olímpicos brasileiros são experimentados e
compartilhados.”
Alguns dos frutos previstos para essa ação conjunta são:
disponibilização de transmissões do Canal Olímpico do Brasil para o Canal UOL e
YouTube do UOL Esportes; criação de dois programas, um mais dinâmico,
com reportagens elaboradas em conjunto, e outro de entrevistas, trazendo a
história e a visão de grandes personagens do esporte brasileiro; geração de
clips on demand, com trechos das transmissões de campeonatos nacionais e
internacionais.
A ideia do projeto é que todos esses conteúdos também
repercutam em forma de matéria, no UOL, e em posts nas redes sociais do
tradicional veículo de imprensa, que foi fundado em 1996.
Estratégia
A nova parceria faz parte da estratégia do Comitê Olímpico do Brasil para ampliar o alcance e a visibilidade dos esportes olímpicos no país. Em fevereiro, o COB anunciou a Cazé TV, do streamer Casimiro Miguel, como integrante do programa de Padrinhos e Madrinhas.Ao mesmo tempo, o COB tem investido na compra de direitos de transmissão de eventos, fomentando o crescimento do Canal Olímpico. Hoje a plataforma de streaming do COB possui mais de 270 mil inscritos. O Canal do Time Brasil no YouTube passou de 5 mil para mais de 70 mil inscritos em pouco mais de um ano e já possui mais de 2 mil vídeos postados.
Outra inovação em mídia é o COBCast, podcast do COB nas principais plataformas de áudio e que fornece cortes tanto para as redes sociais quanto para o YouTube. O COB também fechou uma parceria inédita com a BandSports para a exibição do Momento Brasil Olímpico, um programa quinzenal produzido totalmente pela Comunicação da entidade.
O Comitê Olímpico do Brasil liderou em 10 dos últimos 12 meses o ranking mundial de engajamento em redes sociais entre 206 países, segundo levantamento feito pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC). Somando os seguidores do Tiktok, Instagram, Twitter e Facebook, o COB está próximo de atingir a marca de 5 milhões de fãs.