Logo
COB

Campeões olímpicos Alison ‘Mamute’ e Sassá participam da 12ª edição do Programa de Transição de Carreira do COB

Com 20 alunos, o curso do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) tem duração de oito meses

Por Comitê Olímpico do Brasil

23 de jul, 2025 às 11:41 | 4min de leitura

Compartilhe via:

Alunos da 12ª edição do PCA. Foto: Alexandre Loureiro/COB.

Alison ‘Mamute’ Cerutti, campeão olímpico em Rio 2016 e prata em Londres 2012 no vôlei de praia, e Wélissa Gonzaga, a Sassá, campeã olímpica de vôlei em Pequim 2008, estão entre os 20 atletas da 12ª edição do Programa de Carreira do Atleta – Núcleo de Transição de Carreira (PCA Transição). A turma conta ainda com outros medalhistas olímpicos como Arthur Zanetti, ouro em Londres 2012 e prata na Rio 2016 na ginástica artística, e Abner Teixeira, bronze em Tóquio 2020, no boxe.

Nos dias 22 e 23 de julho, um evento presencial marcou a abertura do PCA Transição, do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que tem como objetivo guiar os atletas no processo de transição para a sua nova fase profissional. De volta ao Maria Lenk, Alison relembrou o período em que esteve no Centro de Treinamento e como enxerga a estrutura nessa nova fase da vida. 

“Eu me recuperei aqui há mais de 10 anos, em 2014, depois que eu tive uma lesão no joelho direito. Hoje, com um olhar de fora das quadras e de futuro gestor, vejo como que tem tanta coisa por trás das quadras: detalhes, segurança, logística... muito legal perceber que o esporte é maior do que só uma jogada, só uma quadra, só uma bola”, contou o multimedalhista.

 

22_07_2025_PCA 2025_ALO2683.jpg
Alison 'Mamute' no Centro de Treinamento do Time Brasil. Foto: Alexandre Loureiro/ COB.


Nesta edição, pela primeira vez, o seminário de abertura teve duração de dois dias para fornecer aos atletas a oportunidade de contato com ainda mais temas relevantes para esse processo de transição, desde a gestão do Centro de Treinamento até a participação de workshops. 

“É muito importante que eles tenham esse contato com as áreas multidisciplinares do Comitê Olímpico do Brasil para entender os bastidores da gestão, o que há por trás dessas áreas que oferecem os serviços aos atletas, ir além da visão de quem recebe esse serviço”, afirmou Daiana Fonseca, do Instituto Olímpico Brasileiro.

Alison acredita que o Programa vai ajudar a traçar os próximos passos da sua vida profissional. “Eu tenho estudado bastante gestão esportiva, trocado ideias com os outros amigos, de outras áreas e modalidades, e sei que o PCA vai me dar essa direção para a minha carreira de maneira que eu continue perto do esporte”,  disse.

A programação incluiu momentos de integração entre coaches, apresentação institucional do programa, dinâmicas em grupo e um tour pelo Centro de Treinamento sob uma nova perspectiva — conhecendo as áreas multidisciplinares que atuam no local sob a ótica da gestão. Além de palestras e vivências práticas sobre comunicação eficaz, descoberta de potencial e tendências do mercado de trabalho, conduzidas por especialistas convidados. 

“Nesse primeiro contato com o PCA já deu para ver o quanto é enriquecedor todos os conteúdos que são abordados no curso e o quanto nós atletas precisamos disso no pós-carreira, principalmente para decidir qual o caminho a gente segue depois que encerramos a carreira como atleta profissional. Estou muito motivada para seguir nessa parte de gestão esportiva e retribuir o máximo que o esporte me proporcionou”, afirma Sassá.

Durante oito meses, os atletas vão potencializar as habilidades e ter experiências prévias com orientação para o sucesso no mercado de trabalho. O programa do curso está estruturado em três módulos que somam 70 horas de atividades presenciais e a distância, compostos por palestras, workshops e conteúdo sobre temas considerados centrais para o processo de transição, como Gestão de Carreira, Empreendedorismo, Gestão Financeira; além dos processos de coaching e mentoring.

 

Atletas participantes da 12ª edição do PCA Transição

  1. Abner Teixeira Da Silva Junior (boxe) – Bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020
  2. Alison Conte Cerutti, Alison Mamute, (vôlei de praia) – Ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Prata em Londres 2012
  3. Ana Claudia Lemos Silva (atletismo) – Atleta Olímpica em Tóquio 2020 e campeã Pan-Americana Guadalajara 2011
  4. Antonia Emanuelle Abreu Motta (remo) – Atleta Pan-Americana Santiago 2023
  5. Arthur Nabarrete Zanetti (ginástica artística) – Ouro em Londres 2012 e Prata no Rio 2016
  6. Cinthya Piquet De Medeiros Pires (handebol de praia) – Tricampeã Mundial
  7. Darlene Silva Soares (handebol de praia) – Campeã Mundial
  8. Déborah Medrado Barbosa (ginástica rítmica) – Atleta Olímpica Paris 2024, Tóquio 2020 e campeã Pan-Americana Lima 2019
  9. Fabiano Dos Santos Ferreira (nado artístico) – Medalhista Sul-Americano
  10. Gabriel Oliveira Constantino (atletismo) – Atleta Olímpico em Tóquio 2020
  11. Luisa Borges (nado artístico) – Atleta Olímpica no Rio 2016
  12. Luisa De Baptista Bastos Duarte (triatlo) – Atleta Olímpica e campeã Pan-Americana Lima 2019
  13. Luiza Ferreira Rodrigues (nado artístico) – Tricampeã Sul-Americana
  14. Nathalia Pereira Barbosa (remo costeiro) – Atleta Pan-Americana Santiago 2023
  15. Roberto Maehler (canoagem velocidade) – Atleta Olímpico Rio 2016 e campeão Pan-Americano Rio 2007
  16. Venilton Torres Teixeira (taekwondo) – Atleta Olímpico no Rio 2016
  17. Vinicius Rezende Figueira (karatê) – Medalhista Pan-Americano Lima 2019
  18. Welissa De Souza Gonzaga "Sassá” (vôlei) – Ouro nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 e medalhista Pan-Americana Rio 2007
  19. Wesley Muniz (pólo aquático) – Atleta Pan-Americano Santiago 2023
  20. William Cezario Aureliano (canoagem velocidade) – Atleta em Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS