Logo
Santiago 2023

Boxe brasileiro amassa os adversários em Santiago 2023

Até agora, os pugilistas brasileiros garantiram nove medalhas pelo menos em Santiago 2023

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de out, 2023 às 19:24 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

A equipe de boxe do Brasil segue amassando os adversários nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Nesta terça-feira, 24, no Centro de Treinamento Olímpico, Abner Teixeira (+92kg), Carol Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Bárbara Santos (66kg), Viviane Pereira (75kg) e Michael Douglas Andrade (51kg) venceram suas lutas, se classificaram para as semifinais e garantiram pelo menos o bronze do torneio. Assim, a equipe brasileira voltará para casa com, no mínimo, nove medalhas. Na última edição dos Jogos Pan-americanos, em Lima 2019, o Brasil conquistou um total de seis medalhas no boxe. 

Na segunda-feira, Keno Marley (92kg), Luiz Oliveira (57kg) e Wanderley Pereira (80kg) já haviam conquistado suas vagas nas semis e garantido medalhas. Até agora, o boxe brasileiro venceu 17 de 18 combates em Santiago 2023. Nesta terça, todos os pugilistas brasileiros que entraram no ringue venceram seus duelos.

O excelente começo traz confiança à comissão técnica da equipe. “Em Lima ficamos atrás de Estados Unidos e Cuba, mas pelo que estou vendo aqui até agora nós vamos brigar por uma posição melhor. O número de medalhas já superou em muito Lima. Agora, vamos qualificar as medalhas e conquistar as vagas olímpicas”, disse Mateus Alves, treinador chefe do boxe brasileiro.

Na primeira luta com brasileiros do dia, o medalhista olímpico Abner Teixeira (+92kg) não tomou conhecimento do mexicano Javier Hernandez e venceu por unanimidade. Abner não lutava oficialmente desde maio.

“Foi bom para tirar a ferrugem e pegar ritmo. Eu estava muito tranquilo, consegui ouvir bem o meu corner e fiz tudo o que me pediram. Em nenhum momento eu tive dúvidas de que venceria. Sabia que estava na frente e foi só usar a minha experiência e levar o resultado pra casa”, disse Abner, que conquistou o bronze em Lima, em 2019. “O bronze pan-americano eu já tenho, agora vou atrás de uma medalha melhor e, principalmente, da vaga olímpica”, disse o pugilista paulista.

Se Abner Teixeira já tem uma medalha pan-americana, Tatiana Chagas (+54kg) chegou a Santiago querendo a sua. No Chile, Tati faz a estreia em Jogos Pan-americanos aos 31 anos. Nesta terça, a pugilista baiana não se intimidou e derrotou Helen Palacios, do Equador.

“No primeiro round eu queria sentir a luta, como ela iria reagir, se viria pra cima. Então fui muito cautelosa. A partir do segundo eu já decidi antecipar os golpes dela para ver o que aconteceria. Funcionou, eu comecei a dominar a luta e esperar o tempo passar para garantir a medalha”, disse Tati. “É bom garantir logo uma medalha, mas eu quero a vaga olímpica. Estou muito confiante", disse a brasileira.

Nas outras lutas do dia, Carol Almeida derrotou Yulliet Asprilla, do Panamá; Bárbara Santos venceu a dominicana Maria Hernandez; Viviane Pereira superou Kimberly Gittens, de Barramas; e Michael Douglas Andrade foi superior a Keyberth Soloranzo, da Venezuela.

Nesta quarta-feira, dia 25, serão realizados mais três combates com atletas do Brasil pelas quartas-de-final do torneio de boxe. A medalhista olímpica Beatriz Ferreira (60kg) enfrenta Pamela Valdivia, da Costa Rica; Jucielen Romeu (57kg) encara Daisy Hoang, do Peru, e Yuri dos Reis (63,5kg) tem pela frente Samuel Cabrales. Caso vença as três lutas, o Brasil garantirá 12 medalhas no torneio de boxe dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023.

Os Jogos Pan-Americanos 2023 distribuem vagas para Paris 2024 no boxe. São duas vagas por categoria de peso, com exceção do 57kg e 60kg femininos, que garantirão quatro cotas. Todos os nove brasileiros semifinalistas até aqui estão a uma vitória da vaga olímpica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS