12ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva realiza primeiro módulo presencial no Rio de Janeiro
Presidente do COB, Paulo Wanderley esteve no evento para realizar a abertura e dar boas-vindas aos alunos

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área educacional do COB, realizou nesta segunda-feira, 24, no Rio de Janeiro, o primeiro módulo presencial da 12ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva, que tem como tema principal o plano de negócios.
O Presidente do COB, Paulo Wanderley, esteve no local para dar as boas-vindas aos alunos e fazer a abertura oficial do encontro.
"O esporte de alto rendimento exige aperfeiçoamento e inovação constantes. Quem não se atualiza, fica para trás. Isso serve para os gestores também, que são os que colocam a mão na massa na área administrativa. Temos que estar sempre atentos para planejar e olhar para a frente, nos próximos desafios. O COB trabalha com excelência. Esse curso é um exemplo da excelência que o COB trata todas as suas questões", disse ele.
A turma atual do CAGE conta com representantes de diversas confederações olímpicas, confederações pan-americanas, clubes e várias outras entidades esportivas.
Entre os participantes está a atleta Jaqueline Mourão, que se divide entre três modalidades: o ciclismo mountain bike, o esqui cross-country e o biatlo. Por conta disso, ela é a recordista do Brasil em participações em Jogos Olímpicos, com oito, sendo três de verão e cinco de inverno.
Jaqueline falou sobre a importância do conhecimento adquirido em um curso renomado como o CAGE para ela.
"Estava muito ansiosa para fazer o curso. Fiz toda a parte anterior, o CAGE era o topo que eu queria chegar. Ainda estou ativa no esporte, faço parte da Comissão de Atletas do COB, é muito importante o que estou aprendendo e posso aplicar na CACOB, para ser uma comissão que atende os atletas", disse ela.
"Ter contato com outros gestores, ver o outro lado da moeda, também é muito bom. Está sendo muito interessante. Estou muito feliz com a turma, uma turma muito aberta. O assunto é muito interessante, o plano de negócios, de fazer essa parte de estratégia. Queremos profissionalizar cada vez mais o esporte, então é muito importante estar aqui. Pro meu perfil, que é de uma atleta de transição, está sendo um prato cheio", completou.
A edição atual do CAGE começou em junho, com aulas à distância. O encontro presencial acontecerá durante toda a semana. Outros do mesmo tipo estão programados até a formatura, marcada para abril de 2024.
Realizado desde 2009, o programa CAGE tem como objetivo promover a análise, a discussão e a produção de conhecimento, além de propor soluções concretas para as diferentes organizações dirigentes dos esportes olímpicos no país. Entre as disciplinas abordadas na programação, divididas entre presenciais e a distância, estão: Gestão de Organizações Esportivas Olímpicas, Gestão Estratégica, Gestão de Marketing, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Organização de Grandes Eventos Esportivos.
Todos os alunos que cumprirem com as obrigações do curso receberão o diploma expedido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), por meio do programa da Solidariedade Olímpica (SOI).