Logo
COB

Planejamento operacional do Time Brasil é apresentado na COB Expo

Áreas de Alto Rendimento e Jogos e Operações Internacional mostram detalhes do trabalho do COB em prol do atleta olímpico brasileiro

Por Comitê Olímpico do Brasil

27 de set, 2023 às 15:00 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

O minucioso trabalho de bastidores do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o objetivo de oferecer as melhores condições aos atletas brasileiros foi apresentado nesta quarta-feira, dia 27, na COB Expo, em São Paulo. Liderados pelo gerente-executivo de Alto Rendimento do COB, Sebastian Pereira, foram exibidos detalhes do Planejamento Esportivo e todo contato com as Confederações, além de um panorama completo das missões internacionais sob o cuidado da área de Jogos e Operações. 

“A gente sempre busca os melhores resultados esportivos e, para isso, criamos as melhores condições para que os atletas possam alcançá-los. Assim, ao longo do tempo, fomos melhorando, buscando, trocando não somente com os atletas, mas também treinadores, gestores para chegar nesse modelo que temos hoje”, explicou Sebastian Pereira, que lidera a área de Alto Rendimento, que é subdividida em outras três.

Uma delas é a de Planejamento e Performance Esportiva, responsável pela interlocução com todas as Confederações Brasileiras Olímpicas e Pan-americanas. 

“Nosso produto é medalha e a nossa área é responsável por traçar estratégias para melhorarmos as metas e alcançarmos os melhores resultados. Estamos gerindo o principal produto do COB e o nosso foco é sempre potencializar as nossas chances de classificações e bons resultados em Jogos Olímpicos e Pan-americanos. A gente enxerga o todo para contribuir onde a confederação pode melhorar. Os países que são potência no mundo trabalham anos com a preocupação no detalhe”, destacou Mariana Mello, gerente de Planejamento e Performance Esportiva do COB.


Além do contato diário com as confederações, atletas e equipes, outra área tem função primordial na estrutura do COB. Cabe ao departamento de Jogos e Operações Internacionais organizar toda logística para deixar tudo pronto para as delegações brasileiras em dez competições multiesportivos ao longo do ciclo olímpico. Na próxima semana, inclusive, a primeira equipe do COB já embarca para Santiago para iniciar a montagem da estrutura para receber uma delegação de quase mil pessoas nos Jogos Pan-americanos. 

“Não adianta a gente chegar 10 dias antes dos atletas e ver que tem erro. Então a gente se antecipa. Vamos tentando blindar a chance de perda de uma medalha, medindo todos os riscos possíveis. O COB entendeu que ter uma estrutura própria faz diferença. Com isso fomos criando essa estrutura para atender os atletas do Time Brasil. Tudo que a gente coloca tem um objetivo e faz a diferença na performance do atleta”, comentou Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Esportivas do COB.



Ao fim do painel, o diretor-geral do COB, Rogerio Sampaio, e o diretor de Alto Rendimento, Ney Wilson, participaram de um bate-papo e responderam perguntas da plateia.