Carregando...
COB

Turma de Natação da Academia Brasileira de Treinadores faz estágio internacional com treinador canadense

Tom Johnson levou atletas a 10 edições de Jogos Olímpicos e a 14 de Campeonatos Mundiais

Turma de Natação da Academia Brasileira de Treinadores faz estágio internacional com treinador canadense
Turma de Natação da ABT faz estágio com Tom Johnson. Foto: Guilherme Taboada

Em vez de dar instruções, era hora de ouvi-las. Acostumados a orientar atletas à beira da piscina, 45 treinadores e treinadoras assumiram o papel de estudantes para iniciar o módulo de Estágio Internacional da turma de Natação do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). 

A iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) - área de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) - desta vez trouxe ao Rio de Janeiro o treinador canadense Tom Johnson, que levou atletas a 10 edições de Jogos Olímpicos e a 14 de Campeonatos Mundiais. De 9 a 15 de maio, Johnson compartilhará sua experiência em aulas teóricas e práticas no CT do Time Brasil, no Centro Aquático Maria Lenk

“A natação brasileira é muito boa a nível internacional, mas quer ser ainda melhor, e acho que esta é uma forma de melhorar. Acho que o principal é aumentar as experiências e dar diferentes perspectivas a estes profissionais, mais do que eles teriam se lidassem apenas com profissionais de seus próprios países. Treino em nível internacional há 48 anos e espero conseguir passar algo deste conhecimento para eles”, disse Johnson.

Estudantes recebem orientações do técnico Tom Johnson no auditório do CT do Time Brasil. Foto: Guilherme Taboada


O grupo de alunos é parte da 5ª turma do CEAR, que até então havia apenas participado de módulos a distância, com aulas online. O perfil dos profissionais é bastante diverso. Há professores e treinadores de estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Roraima. Há quem trabalhe com base e com alto rendimento, quem tenha se formado recentemente ou tenha maior bagagem internacional.

“Eu tinha bastante interesse em aprofundar meu conhecimento, em trocar experiências com outros treinadores, e sempre buscar evoluir na profissão. É um curso voltado para o aprofundamento de cada etapa do processo esportivo. O IOB está de parabéns”, disse Renato Balan, treinador do Sesi-SP.

Diretor de Esportes de Alto Rendimento do COB, Ney Wilson esteve presente na abertura do módulo, nesta segunda-feira. Para o gestor, o investimento em educação feito pelo COB é peça-chave para que toda a cadeia do esporte brasileiro seja beneficiada. 

Tom Johnson compartilha métodos de treinamento com alunos da ABT. Foto: Guilherme Taboada

“Para atingirmos uma cultura esportiva no país a gente precisa acompanhar todos os seguimentos, seja de atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, com os mesmos níveis de excelência. Aliar a área acadêmica à área prática é o caminho que a gente acredita que realmente possa, cada vez mais, elevar o Comitê Olímpico a patamares mais altos de conquistas, resultados e performances”, disse Ney Wilson.

Este é o primeiro Estágio Internacional promovido pela ABT em 2022. Ainda este ano haverá módulos para as turmas de treinadores de badminton, boxe e levantamento de pesos. 



Outras notícias + Lista completa