Logo
Lima 2019

Time Brasil de maratonas aquáticas pronto para defender as cores do país em Lima

Competições começam neste domingo, dia 4, nos Jogos Pan-americanos 2019

Por Comitê Olímpico do Brasil

3 de ago, 2019 às 17:30 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

A equipe da Maratona Aquática chega aos Jogos Pan-americanos com quatro atletas prontos para ir em busca de medalhas. Todos os nadadores da delegação participaram do Mundial de Gwangju: Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Allan do Carmo e Victor Colonesse. Medalhista olímpico em Los Angeles 1984, Ricardo Prado está atuando como chefe da delegação pela primeira vez, mas aprova a nova função 

"Está sendo uma experiência muito interessante! Nosso objetivo aqui é conquistar o maior número de medalhas. Todos os atletas participaram do Mundial há duas semanas. Estão todos muito animados e procurando o pódio. Querem voltar para o Brasil com uma medalha de Pan-americano no peito, que é uma conquista muito valorizada. Queremos subir no pódio, de preferência nas posições mais altas", disse Ricardo Prado, que como atleta participou de trê edições de Jogos Pan-americanos. 

Ana Marcela Cunha já garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e está vindo para competir em duas modalidades, assim como Viviane Jungblut, que também vai participar das provas de 800 e 1.500m na natação. 

"É a primeira vez que consigo classificar para nadar maratonas e piscina. Mas só estou ficando para nadar porque a natação começa depois. Como tenho como principal prova a maratona, se fosse antes não seria possível. Quero aproveitar isso porque não sei quando vou conseguir de novo nadar as duas. São estratégias e jeitos de nadar totalmente diferentes. Vim do Mundial agora e teve bastante prova, mas de 25km para 800m tem um grande diferença!"

Ana Marcela falou também sobre a classificação:

"É um momento que a gente tem que aproveitar agora, apesar de ter muita competição ainda esse ano. A gente vai muito prova a prova. Penso sim em 2020 e estar classificada hoje traz uma tranquilidade de montar todo um planejamento e todo calendário pensando justamente em chegar final de julho/começo de agosto e estar bem pronta. Tem país, por exemplo, como Argentina e México, que nem levou seus atletas para o Mundial pensando nos Jogos Pan-americanos, apenas de não ser seletiva olímpica, tem como principal competição do calendário. Então o pessoal está mais tranquilo e descansado, vieram de treinamento em altitude. Mas estamos prontos também! É chegar lá e fazer o que a gente sabe."

As disputas nas provas de 10 km das maratonas aquáticas acontecem no Lago de Bujama, a partir deste domingo, dia 4. Começando com o feminino a partir das 11h (de Brasília).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS