Carregando...
COB

Rogério Sampaio entrega faixa preta a ministro Braga Netto, chefe da Casa Civil

Campeão olímpico participou da solenidade a convite do presidente da Confederação Brasileira da Judô, Silvio Acácio Borges


Compartilhe
Rogério Sampaio entrega faixa preta a ministro Braga Netto, chefe da Casa Civil
Jordan K Torres/GOV.BR

O diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil e campeão olímpico de judô em Barcelona 1992, Rogério Sampaio, entregou, a convite da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a faixa-preta ao ministro Braga Netto, Chefe da Casa Civil da Presidência da República. A outorga realizada nesta quarta-feira, 16, no gabinete do ministro, foi uma indicação da Federação Mineira de Judô (FMJ), a qual Braga Netto foi federado.

“A promoção de faixa do ministro Braga Neto é um reconhecimento por anos de prática da modalidade, o ministro foi competidor na sua juventude, se desenvolveu como atleta no desporto militar. Os valores do judô, que são extremamente importantes para todos os praticantes, estão sendo desenvolvidos no dia-a-dia da sua atividade: respeito, amizade, coragem, humildade. Valores que ele pratica e que foram reforçados na formação profissional dele como militar. Um dos objetivos do judô é fortalecer, através do esporte, esses valores por uma sociedade melhor e, também, fazer com que os jovens de hoje tenham a mesma oportunidade que tivemos no passado. Eu fico honrado de ter sido escolhido pela CBJ para fazer pessoalmente a entrega da faixa preta”, disse Rogério Sampaio.

O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Sílvio Acácio Borges, ressaltou a trajetória de atleta e de militar do Ministro Braga Netto. “Gostaria de felicitar a Federação Mineira de Judô e seu presidente Sr. Nédio Henrique Pereira pela brilhante iniciativa de promover essa justa homenagem e agradecer o apoio e parceria do Comitê Olímpico do Brasil, presidido pelo também judoca Paulo Wanderley, representado pelo nosso campeão olímpico e diretor geral do COB, Rogério Sampaio”, disse.

“A outorga dessa faixa-preta, símbolo da excelência, da disciplina, dorespeito, da persistência no nosso esporte é um justo reconhecimento ao senhor ministro Braga Netto em seus serviços prestados ao nosso país, tanto como estadista, quanto como judoca. Que essa faixa-preta lhe traga ainda mais força e coragem, dentro ou fora dos tatames. É uma honra para o judô brasileiro tê-lo como membro da nossa família”, completou.

Além de Braga Netto, Rogério Sampaio e Silvio Acácio Borges (remotamente), estiveram presentes à solenidade o presidente da Comissão de Graus Superiores da FMJ, professor Antônio Carlos Costa; e representantes da FMJ. Walter Souza Braga Netto é ex-aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte, assim como a maioria dos participantes de modo virtual, que continha o judô em seu programa escolar.

”Os judocas do CMBH destacaram que o Ministro sempre foi um grande companheiro, dotado de espírito de camaradagem, atento às virtudes estabelecidas no Código Moral do judô: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade”.

Participaram ainda, de modo remoto, diversas autoridades, sendo a maioria ex-alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), dentre eles, o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; o Contra-Almirante Álvaro de Castro Neto; o Dr. Carlos Henrique Martins Teixeira, vice-presidente do  Minas Tênis Clube; o Dr. Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha, Desembargador Civil do Tribunal de Justiça Militar de MG; a Prefeita de Vespasiano, Sra. Ilce Rocha; o Deputado estadual Coronel Henrique, membro da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG; e José Francisco Filho, subsecretário de Esportes de MG; dentre outros.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais