Carregando...
Time Brasil

Resultados Time Brasil: vaga olímpica na ginástica de trampolim e dobradinha no triatlo marcam o final de semana olímpico

Além das ginastas Alice Gomes e Camilla Lopes e dos triatletas Manoel Messias e Miguel Hidalgo, Time Brasil também esteve em ação no judô, taekwondo, skate e águas abertas

Resultados Time Brasil: vaga olímpica na ginástica de trampolim e dobradinha no triatlo marcam o final de semana olímpico
Ricardo Bufolin/CBG

O final de semana foi marcado pela conquista de mais uma vaga olímpica para o Brasil na ginástica de trampolim. Agora, o Time Brasil já soma 145 vagas em Paris 2024. Alice Gomes e Camilla Lopes avançaram para a final do Mundial da modalidade, disputado em Birmingham, na Inglaterra, e garantiram o país nos próximos Jogos Olímpicos. Além delas, destaque também para Manoel Messias e Miguel Hidalgo que fizeram a dobradinha de ouro e prata na última etapa da Copa do Mundo de triatlo da temporada, em Viña del Mar, no Chile, mesmo palco dos Jogos Pan-americanos.

Além deles, os brasileiros também estiveram em ação em importantes competições de judô, taekwondo, skate e águas abertas. Confira os principais resultados do Time Brasil no final de semana:

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

O Brasil se classificou pela primeira vez na história para uma final individual do Mundial de ginástica de trampolim. E o feito veio logo em dose dupla, com Alice Gomes e Camilla Lopes avançando para a disputa decisiva em Birmingham, na Inglaterra. Com o resultado, o Brasil garantiu uma vaga para Paris 2024 por causa de limite de uma vaga por país. Essa será a primeira vez que uma mulher brasileira disputará os Jogos Olímpicos.

A vaga é do país, mas como a Federação Internacional de Ginástica (FIG) considera que foi Alice Gomes, a mais bem colocada na semifinal do Mundial, foi quem conquistou o posto, apenas Camilla Lopes terá a chance de conquistar uma segunda vaga para o país pelo ranking da Copa do Mundo. Para isso, ela precisa terminar entre as três melhores do ranking olímpico, em que hoje é a quarta colocada.

TRIATLO

O Time Brasil faturou ouro e prata na última etapa da Copa do Mundo de triatlo do ano, em Viña del Mar, no Chile. Manoel Messias e Miguel Hidalgo foram os responsáveis pelo feito, no mesmo palco dos Jogos Pan-americanos. Messias completou a prova em 50min48s e conquistou o ouro após um bom sprint na corrida. Já Hidalgo ficou quatro segundos atrás e levou a prata.


ÁGUAS ABERTAS

Campeão e vice da prova de 10km do Campeonato Brasileiro de águas abertas, Henrique Figueirinha, de 23 anos, e Pedro Farias, de 21, garantiram a classificação para representar o Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, em fevereiro do ano que vem.

Com a participação no Mundial, eles terão a chance de buscar a classificação para Paris 2024, já que a competição distribuirá 14 vagas olímpicas para a prova dos 10km. A dupla se junta a Ana Marcela Cunha e a Viviane Jungblut, que já estavam classificadas para o Mundial.

SKATE

Pâmela Rosa e Lucas Rabelo, no street, e Isadora Pacheco e Augusto Akio, no park, foram os grandes campeões do Circuito Nacional de Skate, depois da realização da última etapa da competição no Recife, neste final de semana.

Pâmela e Rabelo não deram chance aos adversários e com 77.45 e 84.13 pontos, respectivamente na final, venceram a etapa e confirmaram o título geral. No park masculino, Kalani Konig levou o título do park do STU Recife 2023, mas o título geral ficou Augusto Akio, segundo colocado na etapa, com 88 de nota. No feminino, Isadora Pacheco levou tudo: campeã da etapa com nota 67,67 e da temporada.

JUDÔ

Os judocas do Brasil estiveram envolvidos em duas importantes competições no final de semana. No Open de Perth, na Austrália, que valeu a mesma pontuação de um Grand Prix (700 pontos para os campeões, 500 para os medalhistas de prata e 350 para os de bronze), foram quatro medalhas.

Léo Gonçalves (100kg) conquistou o ouro, batendo o compatriota Rafael Buzacarini na final numa disputa pela vaga olímpica que promete ser acirrada até o final. Beatriz Souza (+78kg) só parou na chinesa Su Shiyan, enquanto Michel Augusto (60kg), campeão em Santiago 2023, levou o bronze. A próxima competição da seleção brasileira de judô no Circuito Mundial será o Grand Slam de Tóquio, no Japão, fechando a temporada 2023, em dezembro.

Já no Campeonato Brasileiro Sênior de judô, realizado na cidade de Vitória (ES), os principais destaques também foram atletas que campeões nos Jogos Pan-americanos: Rafaela Silva (70kg), Gabriel Falcão (81kg) e Kayo Santos (100kg) repetirem o feito da capital chilena e foram campeões brasileiros. Os dois últimos disputaram a competição pela primeira vez.

TAEKWONDO

No Aberto da Suécia de taekwondo, Ícaro Miguel conquistou a medalha de prata na categoria até 87kg. Ele fez apenas duas lutas na competição, vencendo o sueco Erik Farmakas na semifinal e sendo derrotado pelo espanhol Sergio Troitiño.

Outras notícias + Lista completa