Carregando...
Time Brasil

Resultados Time Brasil: Índices olímpicos para o Brasil na marcha atlética e maratona

Caio Bonfim e Erica Sena brilharam na Polônia, enquanto Daniel Nascimento ficou perto do pódio em Londres

Resultados Time Brasil: Índices olímpicos para o Brasil na marcha atlética e maratona
Alexandre Loureiro/COB

O atletismo foi o grande destaque do esporte brasileiro no final de semana. Em duas provas de longa distância disputadas na Europa, os atletas do Time Brasil brilharam. Na marcha atlética, Caio Bonfim, com direito a índice olímpico, e Erica Sena, de volta às competições depois da gravidez, chegaram ao pódio nos 20km da etapa polonesa do Circuito Mundial. Já na Maratona de Hamburgo, Daniel Nascimento terminou na quarta colocação e ainda garantiu índice para os Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil ainda teve bom desempenho com a nova geração, na ginástica rítmica, ciclismo BMX, remo e Wrestling.


Pódios e índices olímpicos no atletismo

O Brasil brilhou na prova de 20km de marcha atlética do 2º Korzeniowski Warsaw Race Walking, válido pelo Circuito Mundial da World Athletics, disputado em volta do Estádio Nacional da Polônia. Caio Bonfim foi o grande campeão ao completar os 20 km em 1h19min43s. A marca supera o índice olímpico fixado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (1h20min10s). Assim, Caio Bonfim pode assegurar a sua quarta participação olímpica - a vaga é nominal, mas o prazo final para a obtenção de índices é 20 de junho de 2024. O brasileiro Lucas Mazzo ficou em 11º lugar com 1h31min31s.

No feminino, Érica Sena conquistou a medalha de prata com o tempo de 1h30min19s, apenas três segundos atrás da peruana Kimberly García León. A alemã Saskia Feige completou o pódio, com 1h31min25s. A também brasileira Gabriela Muniz fechou a prova em sétimo lugar, com 1h35min37s.


Na Maratona de Hamburgo, na Alemanha, Daniel Nascimento ficou muito próximo do pódio, mas pôde comemorar a obtenção do índice olímpico para Paris e para o Mundial de Budapeste. O corredor paulista completou a prova na quarta colocação, com o tempo de 2h7min6s. A competição teve a participação de outros dois brasileiros: Johnatas Cruz ficou na 14ª colocação e Samuel Nascimento terminou em 21º lugar. O pódio de Hamburgo foi formado por três quenianos: em primeiro ficou Bernard Koech (2h4min9s – novo recorde da prova) em segundo Joshua Belet com o tempo de (2h04min33s).

Outra brasileira que teve bom desempenho no atletismo no fim de semana foi Simone Ponte Ferraz. Ela venceu a prova dos 3000m com obstáculos no Meeting de Payton Jordan, em Stanford, nos Estados Unidos. Ela fez o tempo de 9min52s6.


Maria Eduarda segue brilhando na ginástica rítmica

A jovem de 15 anos Maria Eduarda Alexandre continua trilhando um belo caminho nas competições internacionais. Neste domingo, dia 12, ela terminou em quinto lugar na final do arco na etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica rítmica. A brasileira fez uma bonita apresentação e recebeu nota de 31.350, ficando a pouco mais de dois pontos do pódio. A búlgara Stiliana Nikolova levou o ouro, com 34.650. Esta é a segunda final da brasileira em etapas de Copa do Mundo. 


Yuri Mansur é prata no México

Montando Miss Blue Mystic Rose, o cavaleiro Yuri Mansur ficou com o vice-campeonato do Prêmio Trofeo Banorte, 3ª Etapa do Longines Global Champions (LGCT), mais badalado circuito do mundial de hispismo saltos, na cidade do México. A vitória foi do alemão Christian Kukuk com Mumbai. Em 3º lugar chegou  norte-americana Laura Kraut com Bisqueta que zerou em 38s05. Já o brasileiro Eduardo Menezes com H5 Elvaro cruzou a linha de chegada em 37s43, mas com um falta, fechando em 7º lugar.


Duas medalhas para o Brasil na Copa Sul-americana de BMX

As brasileiras foram o destaque na Copa Sul-americana de ciclismo BMX, disputada em San Juan, na Argentina. Paola Reis foi a grande campeã da categoria Elite e Priscilla Stevaux ficou na terceira colocação. No masculino, Pedro Queiroz ficou na sexta colocação e Bruno Cogo foi o sétimo lugar.


Ouro no Torneio Jovens Promessas de Wrestling 

O brasileiro Igor Queiroz conquistou o título na categoria até 97kg greco-romana do torneio Jovens Promessas do Wrestling, realizado em La Nucía, na Espanha. Igor venceu as três lutas que fez no torneio. Na decisão, incríveis 8 a 0 sobre o lutador da casa Carlos Grediaga.



Vagas no Pan para o Remo

A seleção brasileira de remo garantiu 10 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Durante o Pré-Pan, realizado também no Chile, o país teve 100% de aproveitamento nas provas femininas, se garantindo no skiff simples, duplo, duplo leve e quádruplo, além dos barcos dois sem e quatro sem. No masculino, foram quatro vagas: skiff simples, duplo, duplo leve e o dois sem.

No Sul-americano Sub-23, em Concepción, também no Chile, o Brasil conquistou três medalhas, sendo duas de ouro, com Piedro Xavier no single Skiff peso leve, e Daniel Passold no single Skiff. Mariana Macedo e Shaiane Ucker ficaram com o bronze no dois sem. 


Bia Haddad para nas quartas em Stuttgart

Top 15 do mundo, a tenista brasileira Bia Haddad segue realizando boas campanhas no circuito. Neste final de semana, ela alcançou as quartas de final do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha. Ela foi derrotada pela anfitriã Ons Jabeur, quarta colocada no ranking, por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/0. Nas oitavas, Bia tinha vencido Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon e vice do Australian Open.


Calderano também fica nas quartas em Macau

Depois de eliminar seu algoz dos últimos Jogos Olímpicos nas oitavas de final, o alemão Dimitrij Ovtcharov, Hugo Calderano foi superado nas quartas de final do WTT de Macau pelo campeão olímpico, o chinês Ma Long, por 3 sets a 0. O brasileiro segue entre os melhores do mundo na modalidade. 


Brazucas seguem vivos em Margaret River

Na etapa de Margaret River, na Austrália, do Circuito Mundial de Surfe, a tempestade brasileira segue fazendo estragos. Gabriel Medina e Filipe Toledo se enfrentam em uma bateria que promete ser épica nas quartas de final. Além deles, João Chianca, o Chumbinho, também avançou. No feminino, apesar da eliminação nas oitavas, o saldo para Tati Weston-Webb foi positivo. Ela assegurou uma das vagas olímpicas da modalidade. 


Outras notícias + Lista completa