Carregando...
COB

Presidente Paulo Wanderley participa de lançamento de Modelo de Desenvolvimento para atletas de natação

Documento foi feito em parceria com a área de Desenvolvimento Esportivo do COB

Presidente Paulo Wanderley participa de lançamento de Modelo de Desenvolvimento para atletas de natação
Presidente Paulo Wanderley no evento. Foto: Rafael Bello/COB

O Presidente do COB, Paulo Wanderley, participou no último sábado (24), do lançamento do “Modelo de Desenvolvimento de Atletas da Natação no Brasil”, em evento realizado pela CBDA, no Rio de Janeiro. O lançamento fez parte da programação de um treinamento de campo, com duração de 4 dias, que contou com a participação de 31 jovens nadadores e 66 treinadores, que atuam com as categorias de base. 

Além desta ação, o treinamento também incluiu ações educativas para atletas e treinadores, incluindo tópicos como Educação e Prevenção ao Doping, Planejamento Esportivo em Longo Prazo, Prevenção de Lesão e Gestão de Carreira. O evento contou com a participação do nadador Guilherme Costa, o "Cachorrão", medalhista no Campeonato Mundial de 2022.

O “Modelo de Desenvolvimento de Atletas da Natação no Brasil” é um documento sistematizado em parceria com a área de Desenvolvimento Esportivo do COB, que realiza, desde 2022, o programa de Mentoria para as Confederações Esportivas. O objetivo é oferecer suporte às entidades na reflexão sobre o processo de desenvolvimento de atletas em longo prazo, resultando na elaboração de um referencial documentado para compartilhamento com toda a comunidade esportiva. 

Além da natação, em 2023 triatlo e saltos ornamentais também trabalharam na sistematização de seus documentos. Em 2022, participaram do programa as modalidades atletismo, badminton, handebol, rugby e wrestling.

Após a divulgação do material, um passo importante é o planejamento das ações de implementação. A natação pretende iniciar esse processo com apresentações e debates durante os congressos técnicos dos Campeonatos Nacionais a serem realizados pela CBDA ao longo do ano. 

Esse é um tema também atendido pelo programa de Mentoria para as Confederações: a estruturação de iniciativas voltadas à formação e desenvolvimento de treinadores e treinadoras. Participaram deste programa em 2022 as modalidades handebol, judô, remo, tênis de mesa e voleibol. Em 2023, o programa contou com: badminton, ciclismo, escalada esportiva, esgrima, hipismo, tiro com arco e wrestling.

O programa de Mentoria para as Confederações é uma das ações para implementação do Modelo de Desenvolvimento Esportivo, lançado em 2022 pelo COB, com orientações para o desenvolvimento de atletas em longo prazo e para o desenvolvimento de treinadores e treinadoras. A terceira edição do programa terá início em março de 2024.

Outras notícias + Lista completa