Carregando...
Assunção 2022

Presidente do COB ressalta comprometimento paraguaio com o esporte do continente

Paulo Wanderley e Rogério Sampaio representam o Brasil em Assembleia da ODESUR

Presidente do COB ressalta comprometimento paraguaio com o esporte do continente
Wander Roberto/COB

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, e o diretor-geral da entidade, Rogério Sampaio, participaram, nesta sexta-feira, dia 30, da Assembleia Geral Extraordinária da Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR). 

O encontro foi realizado em Assunção, no Paraguai, um dia antes da Cerimônia de Abertura dos XII Jogos Sul-americanos 2022, que terá a participação de mais de 450 atletas brasileiros.

O evento contou com a presença do presidente da Odesur, Camilo Perez, da vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, Nicole Hoevertsz, do presidente da Organização Deportiva Pan-americana, Neven Ilic, e de diversas autoridades do Governo Paraguaio e de Comitês Olímpicos Nacionais. 

Para o presidente do COB, a organização dos Jogos Sul-americanos mostrou comprometimento com o esporte do continente ao superar momentos difíceis, como a pandemia, durante a preparação do evento.  

“Esta foi uma Assembleia especial, realizada na véspera dos Jogos Sul-americanos. Sabemos que os organizadores passaram por momentos difíceis na preparação do evento. Momentos que ficaram para trás, já que amanhã teremos a abertura da competição, com mais de 4.500 atletas. É hora de celebrar o esporte e a juventude do continente Sul-americano”, afirmou Paulo Wanderley. 

“O Brasil está pronto para as competições. Ontem conheci as instalações de nossa base principal e fiquei muito bem impressionado com o que vi. Tudo pensado nos mínimos detalhes para dar conforto e eficiência à participação dos atletas brasileiros”, completou o presidente do COB.

A delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos será uma das maiores deste ciclo olímpico e tem como meta voltar ao topo do quadro de medalhas do evento, assim como garantir o maior número de vagas em disputa para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Para isso, o Time Brasil veio a Assunção mesclando a juventude de atletas em primeira participação em Missões lideradas pelo COB com a experiência de sete medalhistas em Jogos Olímpicos e 21 em Campeonatos Mundiais.

“Temos aqui uma importante possibilidade de alcançar vagas para os Jogos Pan-americanos, que posteriormente também classificarão para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Entendo que o Comitê Olímpico do Brasil conseguiu organizar para que os atletas brasileiros tenham tudo o que é necessário para se concentrar na reta final de treinamento e participação nos Jogos”, disse Rogério Sampaio, campeão olímpico do judô em Barcelona 1992.

Durante a Assembleia foram apresentados diversos informes sobre áreas específicas da organização dos Jogos Sul-americanos: Esportes, Comissão Médica, Direitos de Transmissão, entre outros. O Comitê Organizador dos Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023, na Colômbia, também apresentou o avanço da organização da competição.


Outras notícias + Lista completa