Carregando...
COB

Presidente do COB recebe homenagens de clubes de Porto Alegre (RS)

Paulo Wanderley Teixeira também participou de reunião com o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo

Presidente do COB recebe homenagens de clubes de Porto Alegre (RS)
Camila Dantas / COB

Na semana em que a Sogipa, um do mais tradicionais clubes formadores de atletas olímpicos do país, comemora seus 152 anos de existência, Mayra Aguiar, Daniel Cargnin, Maria Portela, Ketleyn Quadros, Almir Júnior, Samory Uiki e Rafael Macedo receberam uma homenagem da entidade por suas participações na última edição dos Jogos Olímpicos. O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, também recebeu homenagem em cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 17, na sede do clube, em Porto Alegre (RS).

“Sinto-me muito honrado e feliz com essa homenagem. Tive o prazer de estar dirigindo a CBJ quando conquistamos o primeiro título mundial de judô, com o João Derly, ex-atleta da Sogipa. Assisti à Mayra Aguiar em seus primeiros passos, estive presente em seus primeiros Jogos e em sua primeira medalha olímpica. Além disso, acompanhei o feito histórico da Ketleyn Quadros, primeira mulher a conquistar uma medalha em esportes individuais para o Brasil. O clube Sogipa realmente é um clube que fala e faz, e fico muito feliz de estar aqui nesta comemoração", disse o presidente do COB.

Na ocasião, o presidente da Sogipa, Carlos Wüppel, entregou uma placa comemorativa ao presidente do COB, após o Brasil conquistar a melhor campanha do país na história dos Jogos Olímpicos. 

“Este é um momento muito importante para todos nós da Sogipa, não só por poder contribuir com duas medalhas no melhor resultado do Brasil conquistado em Jogos Olímpicos, mas também não poderíamos deixar que a presença do presidente Paulo Wanderley passasse aqui sem o registro histórico da visita”, disse o presidente da Sogipa, Carlos Wüppel.

Além de atletas, treinadores e dirigentes da Sogipa, estiveram presentes na homenagem: o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Bruno Souza; o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo  Gomes; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos Pereira (Kiko); o presidente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Paulo Maciel, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos; o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard; e o presidente da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, Marcos Andrade.

Após a cerimônia, Paulo Wanderley visitou a sede esportiva do Grêmio Náutico União, também em Porto Alegre, e conheceu as instalações do clube centenário, com tradição em diversas modalidades, como natação, judô, ginástica artística e esgrima. Também houve interação com atletas que estavam em treinamento no local e homenagem ao presidente do COB. Esta foi a primeira vez que um presidente da maior entidade olímpica do Brasil visitou a sede do clube. “Essa cerimônia, em um dos principais clubes formadores do país, tem uma importância muito grande. Eu já conhecia a dimensão dessa entidade, mas agora tive o privilégio de conhecer de perto a grandiosidade do Grêmio Náutico União”, afirmou Paulo Wanderley.

O presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Pacheco, e o diretor de judô do União e ex-presidente da Federação Gaúcha de Judô, Cação, também acompanharam a visita e prestigiaram a homenagem.

“Este é um momento muito relevante para todos nós e a presença de tantos atletas, técnicos e dirigentes reforça o que a visita do presidente Paulo Wanderley representa para o Grêmio Náutico União. Somos um clube que revela atletas e chega ao alto rendimento, então vamos continuar trabalhando para que tenhamos mais representantes em Jogos Olímpicos”, reforçou Paulo Bing, presidente do Grêmio Náutico União.

Além das homenagens, o presidente Paulo Wanderley se reuniu com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o vice-prefeito, Ricardo  Gomes, no Paço Municipal, sede da prefeitura. No encontro foi formalizada a intenção de promover evento do calendário do Comitê Olímpico para integrar a programação do aniversário de 250 anos da capital gaúcha, em 2022. 

"O esporte tem uma capacidade de estimular valores e disciplina. Atrás de um atleta tem uma história de vida, de superação. Mas temos muito o que avançar na oferta de oportunidade, aproveitando a vocação dos nossos clubes parceiros e das áreas públicas disponíveis da cidade para a prática esportiva", disse o prefeito Sebastião Melo.

Participaram do encontro: o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o presidente da Confederações Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos, e o da Esgrima, Ricardo Pacheco Machado, os presidentes da Sogipa, Carlos Wüppel, e do Grêmio Náutico União, Paulo José Bing, e os comodoros do Jangadeiros, Pedro Pesce, e do Veleiros, Cícero Wartmann.

1 de 11
Outras notícias + Lista completa