Carregando...
COB

Palestra, clínicas e festa das crianças marcam celebração do Dia Olímpico no Centro de Treinamento do COB

Jovens de escolas do Rio de Janeiro participaram de bate-papo com Rafaela Silva e praticaram vários esportes na comemoração

Palestra, clínicas e festa das crianças marcam celebração do Dia Olímpico no Centro de Treinamento do COB
Crianças aproveitam o Dia Olímpico com o Mascote Ginga.Foto: Beto Noval\COB

O Dia Olímpico merece ser celebrado! E foi isso que fez o COB nesta quinta-feira, 23, com as diversas ações realizadas no Centro de Treinamento da entidade, no Maria Lenk, para comemorar a data. 

Cerca de 250 crianças, de quatro escolas municipais do Rio de Janeiro, foram convidadas para viver um dia diferente e conhecer um pouco mais de perto o esporte olímpico. 

A experiência começou com uma apresentação teatral, na qual os jovens se divertiram, cantaram, participaram de dinâmicas e aprenderam sobre a história olímpica. 

E ninguém melhor do que uma medalhista de ouro para contar um pouco sobre como é ser uma atleta de sucesso do Time Brasil. Campeã olímpica na Rio 2016, a judoca Rafaela Silva participou de um bate-papo com as crianças. Ela contou a própria história e, entre outras coisas, enfatizou a importância de nunca desistir dos seus sonhos e objetivos. 

"É muito gratificante. Comecei com cinco anos, eu queria ter um ídolo assim. É diferente você acompanhar pela televisão e ter a chance de ver um ídolo de perto, trocar uma ideia, tirar uma foto. Eu cheguei na seleção muito nova, os ícones da minha modalidade estavam lá, eu pude trocar experiências com eles. Espero que por meio da minha história eu possa ajudar as crianças, assim como me ajudaram", disse ela.

"Eu cresci em uma comunidade. Parecia que o meu mundo era dentro da comunidade, eu não conseguia ter uma mente aberta para ver o que eram seleção brasileira, Jogos Olímpicos, Mundial, eu não conhecia nem o judô quando comecei a treinar. Eles poderem ver que eu consegui sair da comunidade para realizar meu sonho pode ajudar muito que eles acreditem nos sonhos deles", completou a judoca, que foi tietada com muitos pedidos de foto. 

Depois da palestra com Rafaela Silva, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer na prática alguns esportes olímpicos. Divididas em grupos, elas participaram de clínicas de tiro com arco, taekwondo, atletismo, judô e tênis de mesa, nas quais realizaram movimentos e ações específicos de cada um deles, orientados por especialistas. 

Os jovens também ganharam brindes, como bonés e camisetas, além da alimentação, e tiveram a todo momento a companhia do Mascote Ginga, o mascote oficial do Time Brasil, que foi muito festejado durante as interações.

O Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho no Brasil e nos países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao Comitê Olímpico Internacional - COI. A data marca o aniversário de fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo, estimulando a prática esportiva e celebrando o poder que o esporte tem de unir as pessoas ao redor do mundo. 

1 de 11
Outras notícias + Lista completa