Carregando...
COB

Nota de Pesar - Dr. Álvaro Melo Filho

Advogado


06/08/2019 00:00:00
Compartilhe
Nota de Pesar - Dr.  Álvaro Melo Filho

 

O Comitê Olímpico do Brasil expressa seu profundo pesar pelo falecimento de um dos maiores nomes do esporte brasileiro: o advogado Álvaro Melo Filho.

 

Dr. Álvaro foi membro da FIFA, da International Sport Law Association, da Comissão de Estudos Jurídicos Esportivos do então Ministério do Esporte, da Academia Nacional de Direito Desportivo, do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, da Comissão de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB, do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Carioca de Futebol, além de ter sido Presidente da Federação Metropolitana de Basquetebol do Rio de Janeiro.

 

Grande referência do Direito Desportivo do país, foi um dos responsáveis por consagrar a autonomia das entidades esportivas na Constituição Federal de 1988, em seu art. 217, além de ter participado ativamente na elaboração e alterações das Leis Zico e Pelé.

 

Professor emérito da Universidade Federal do Ceará, tendo sido diretor da Faculdade de Direito da Instituição, o Mestre em Direito pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro também foi Vice-presidente do Conselho Nacional de Desportos e assessor da ONU em Direito Desportivo.

 

Com conhecimento e didáticas ímpares, podendo ser conferidos em seus mais de cinquenta livros publicados, prestou serviço de assessoramento no âmbito jurídico-desportivo a diversos clubes, ligas, federações e confederações

 

Neste momento de dor, o Comitê Olímpico do Brasil se solidariza com familiares e amigos de Álvaro Mello Filho e toda a comunidade jurídica. Uma perda irreparável e cujo legado será eternamente sedimentado pelas futuras gerações.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais