Carregando...
COB

Nota de pesar - Benedicta Souza Oliveira


Compartilhe
Nota de pesar - Benedicta Souza Oliveira
Acervo Pessoal

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Benedicta Souza Oliveira nesta segunda-feira, dia 14, aos 92 anos. Além de uma carreira de conquistas como velocista (na foto, ela está no alto do pódio), também foi pioneira como técnica de atletismo.

Benedicta nasceu em Jundiaí, São Paulo, e começou sua vida esportiva jogando vôlei. Em 1945, aos dezoito anos, ganhou todas as provas de atletismo na escola onde estudava e a partir daí resolveu investir na carreira de velocista. Em 1946 fez vestibular para Educação Física e no mesmo ano se tornou atleta do Clube Espéria, em São Paulo-SP. Pouco tempos após o início no atletismo foi selecionada para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 1948, nas provas de 100m rasos e no revezamento 4X100m. Sua carreira foi vitoriosa, tendo sido seis vezes campeã paulista, duas vezes campeã brasileira e três vezes recordista sul-americana. 

Ela se aposentou em 1956 e se tornou a primeira técnica de atletismo do Brasil. Em 1965 foi convidada para ser técnica da seleção brasileira e venceu o campeonato sul-americano disputado no Rio de Janeiro. Foi supervisora das equipes femininas de atletismo em três edições dos Jogos Pan-americanos (1971, 1975 e 1983), bem como nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976. Benectida trabalhou no Clube Espéria em São Paulo até se aposentar em 1995 e formou-se em Educação Física e Comunicação.

O COB se solidariza aos familiares, amigos e toda a comunidade esportiva.


Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais