Carregando...
COB

No Dia Mundial do Jogo Limpo, COB e ABCD defendem educação na luta antidopagem

Em live com a presença de Ana Sátila, entidades reforçam mensagens e alerta para manutenção da integridade do esporte

No Dia Mundial do Jogo Limpo, COB e ABCD defendem educação na luta antidopagem

O Dia Mundial do Jogo Limpo é celebrado mundialmente em 19 de abril. Para marcar a importância da data, nesta sexta-feira, a Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem (ABCD) promoveu um debate online destinado à conscientização dos atletas e de toda comunidade esportiva sobre a relevância da proteção à integridade do esporte e da educação sobre temas relacionados ao doping. O evento contou com a presença da presidente da ABCD, Adriana Taboza, e do coordenador técnico e científico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), André Siqueira. Quem representou as atletas olímpicas na reunião foi Ana Sátila, da canoagem slalom, que está em Paris para período de treinamento raia olímpica.

“A relevância de se celebrar o Dia Mundial do Jogo Limpo é termos a oportunidade de conversar sobre ética e integridade no meio esportivo. Precisamos principalmente educar toda comunidade esportiva. A educação é a base para não punir. O esporte não existe sem que a gente possa tomar as decisões corretas”, comentou Adriana Taboza. 

A presidente da ABCD comentou sobre a preparação final para os Jogos de Paris e a intensificação no controle antidoping. “Queremos que os atletas brasileiros cheguem a esse momento, que é o auge de suas carreiras, conhecendo sobre integridade esportiva. Ele precisa compreender que os testes são para proteger um bem maior, que é o esporte. E assim a delegação brasileira chegará preparada integralmente para competir e representar o nosso país da forma que nos orgulha”, observou Adriana. 

O Play True Day é uma iniciativa da Agência Mundial Antipoping (WADA) celebrada desde 2014 com o objetivo de sensibilizar toda comunidade esportiva sobre a importância do jogo limpo.  Para a campanha desse ano foram convidamos atletas, Organizações Antidopagem Nacionais e Regionais, federações esportivas, governos, organizadores de grandes eventos e outras partes interessadas no antidoping de todo o mundo para prometer o seu apoio e se juntar à WADA na construção da maior equipe do mundo que joga por esporte limpo, #OnePlayTrueTeam.

Somente no primeiro trimestre de 2024, a área de Educação e Prevenção ao doping já atingiu 1500 atletas, treinadores, gestores e médicos com ações educativas de divulgação das premissas do jogo limpo. 

“O jogo verdadeiro é a essência do esporte. E o COB defende os valores do esporte. Então, a gente se prepara educando, se informando, prevenindo. O COB trabalha para propagar o jogo limpo e proteger e defender os atletas”, afirmou André Siqueira, que também alertou para essa reta final antes de Paris 2024.

“Tem que haver um grande gerenciamento de riscos. As regras estão colocadas e os atletas têm que tomar muito cuidado o tempo todo. Qualquer descuido pode ser fatal. O impacto pode ser terrível e muito custoso ao atleta. Isso que ele tem que ter consciência. Não podemos dar qualquer margem de erro”, pontuou André.    

Os participantes da campanha são incentivados a inovar criando visuais #OnePlayTrueTeam personalizados com base em seu país, idioma e/ou esporte específicos; usar hashtags #OnePlayTrueTeam, #PlayTrue e #PlayTrueDay antes e no dia para ampliar o alcance e o impacto da campanha nas redes sociais; e acompanhar a campanha em tempo real através do mural de mídia social dedicado Play True Day no site da WADA – criando a maior foto de equipe do mundo jogando por esporte limpo.

“O jogo limpo tem papel fundamental na minha trajetória. A ideia também é repassar isso para os jovens que estão chegando. Temos que conquistar os resultados através da nossa dedicação. Nós estamos todos juntos, muito bem amparados. E qualquer dúvida devemos procurar as informações. Não é possível vacilar por nada, ainda mais nesse momento tão importante.  O jogo tem que ser jogado de forma limpa e justa para todo”, ressaltou Ana Sátila.  


Outras notícias + Lista completa