Carregando...
Tóquio 2020

Matheus Gonche e Gabriel Santos garantem vaga em Tóquio no último dia de seletiva olímpica de natação

Bruno Fratus também confirmou sua classificação nos 50m livre com a marca que obteve no TYR Pro Swim Series, no dia 10 de abril, em Mission Viejo, nos Estados Unidos


Compartilhe
Matheus Gonche e Gabriel Santos garantem vaga em Tóquio no último dia de seletiva olímpica de natação
Satiro Sodré/CBDA

Matheus Gonche e Gabriel Santos entraram na lista no último dia de Seletiva Olímpica Brasileira de Natação, realizada no Parque Aquático Maria Lenk. Bruno Fratus também confirmou sua classificação.

Bruno obteve a marca de 21s80 no TYR Pro Swim Series, realizado no dia 10 de abril, em Mission Viejo, nos Estados Unidos. Como nenhum nadador superou a marca de Fratus neste sábado, ele está oficialmente convocado para sua terceira participação em Jogos Olímpicos.

"É muito mais difícil ver de longe do que estar na piscina, onde você pode controlar as coisas. Desde que fiz a minha seletiva, na Califórnia, estava confiante, mas não estava confortável. Foram duas semanas controlando a ansiedade, mas deu certo. Já voltei ao treinar e agora é focar no Japão", explicou Bruno Fratus.

Gabriel Santos também está confirmado em Tóquio. O atleta do Pinheiros aproveitou a oportunidade e nadou a tomada de tempo dos 100m livre para 48s49 e garantiu vaga para a prova individual nos Jogos Olímpicos.

“Eu gosto de pressão. Não posso negar. Fiz uma prova ruim na quinta-feira e acabei não me classificando. Aconteceu tudo o que aconteceu e tive essa oportunidade. Era para acontecer e estou classificado para os Jogos Olímpicos”, disse Gabriel Santos.

Uma das gratas surpresas da noite veio com Matheus Gonche. O atleta do Sesi-SP, que não era tido como favorito para a disputa, conquistou o índice olímpico com 51s94. Esta será a primeira participação de Gonche em Jogos Olímpicos.

“Fiquei cinco meses sem contato com a piscina no ano passado. Depois, conseguimos voltar e o trabalho encaixou muito bem. Durante a semana, fui sentindo que estava bem e sabia que se minha passagem fosse boa, a volta daria o índice. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que participaram desta conquista”, disse Matheus Gonche.

Duas tomadas de tempo serão realizadas neste domingo. A primeira, às 9h30, será a do revezamento 4x100m livre feminino e, às 11h, é a vez do revezamento 4x100m medley misto. Os dois buscam vagas em Tóquio via repescagem da FINA.

Após as tomadas de tempo, a Seleção Olímpica do Brasil será apresentada pela TV CBDA, onde será realizada uma coletiva de imprensa com a presença do presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho, do vice-presidente da CBDA, Renato Cordani, e do diretor de Natação, Eduardo Fischer.

A lista brasileira pode mudar no dia 12 de junho. Os atletas que entraram com pedido de salvo-conduto por conta de infecção com o vírus da COVID-19 terão a oportunidade de nadar e integrar a seleção brasileira que vai a Tóquio.


Fonte: CBDA

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais