Carregando...
Time Brasil

Marcus D'Almeida fecha 2022 com mais um ouro no tiro com arco e festeja ano especial: 'Evoluí muito'

Atual número 5 do ranking mundial, brasileiro foi campeão do Pan-americano da modalidade na última semana

Marcus D'Almeida fecha 2022 com mais um ouro no tiro com arco e festeja ano especial: 'Evoluí muito'
Marcus D'Almeida em ação nos Jogos Sul-americanos. Foto: Gaspar Nobrega/COB

O ano de 2022 foi especial para Marcus D'Almeida. O brasileiro se consolidou ainda mais como um dos melhores do mundo no tiro com arco, ao conquistar torneios importantes, como a etapa de Paris da Copa do Mundo. Na semana passada, ele fechou a temporada em grande estilo, com a medalha de ouro no Pan-americano, disputado em Santiago. 

"Foi um ano muito bom, ganhando etapa de Copa do Mundo, subindo no ranking mundial, agora fechando com essa medalha de ouro no Pan-americano, que eu ainda não tinha, foi muito bom. Um ano de muito aprendizado, mas também de muitas conquistas", disse. 

+ O COB está no Telegram! Clique aqui e se inscreva!
+ Canal Olímpico doBrasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial
+ Confira mais notícias sobre o tiro com arco brasileiro

Na visão do arqueiro, vários fatores foram fundamentais para o sucesso alcançado neste ano - ele termina 2022 na quinta posição do ranking mundial. 

"É a soma de muitas coisas. Aprendi coisas novas, evoluí muito, além de ter uma evolução natural, mas eu estou treinando muito forte. Tivemos algumas mudanças, consolidamos um time muito forte no staff todo, estão todos muito bem alinhados. E assim o resultado veio", falou ele, que cita a importância dos ótimos resultados no caminho dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Marcus D'Almeida com a medalha de ouro no Pan-americano. Foto: Reprodução/Instagram

"Ter bons resultados é sempre muito bom, dá mais confiança e dá mais rodagem. Ir em uma competição e estar na final significa que você venceu mais combates. O mais importante para mim é conseguir me manter nesse nível, para chegar nos Jogos Olímpicos sempre nesse nível de ir avançando em cada vez mais combates", explicou. 

E depois de um ano tão bom, o que projetar para 2023? Os planos de Marcus D'Almeida são ambiciosos. 

"Meu objetivo principal em 2023 é conquistar a vaga olímpica na primeira oportunidade que eu tiver. Também quero brigar no Mundial, sou o atual vice-campeão e espero melhorar isso".

Os bons resultados no tiro com arco brasileiro não estão vindo só com Marcus D'Almeida. Há vários outros atletas de destacando no cenário internacional. Principal nome da modalidade no país, ele elogia o trabalho realizado, que resulta nessa evolução. 

"As meninas também vêm fazendo um bom ano, a Lulu (Ana Luiza Caetano) ganhou bronze comigo na dupla mista na etapa de Copa do Mundo, a Anne Marcelle foi vice no Pan-americano... Todos estamos melhorando, isso é muito importante. Mostra a força do nosso time, é assim que a gente ganha espaço, mostra que é trabalho sério e não um golpe de sorte. Se todos melhoram, é porque estamos trabalhando muito sério", completou. 


Outras notícias + Lista completa