Carregando...
COB

Jogos e Operações Internacionais: Preparação para Tóquio 2020

Artigo de Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacionais


Compartilhe
Jogos e Operações Internacionais: Preparação para Tóquio 2020

Estamos às vésperas do momento mais aguardado do ciclo olímpico. Foram 6 anos de planejamento e parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e as Confederações Brasileiras Olímpicas, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

A participação nas Missões é uma oportunidade do Time Brasil apresentar seu progresso no âmbito esportivo para todo o mundo, reforçando a busca pela excelência esportiva, além de mostrar seu comprometimento com os Valores Olímpicos.

Portanto, as Missões são projetos de grande relevância para o COB, que investe na preparação dos atletas, no planejamento e na execução da logística para participação dos integrantes Brasileiros.

Desde a saída do Brasil até a chegada ao local para uma possível aclimatação e início das competições, o COB atua visando proporcionar uma excelente estrutura de apoio, permitindo a seus atletas total concentração nos treinos e em suas performances.

Os Jogos Olímpicos exigem um nível de serviço de excelência, com apoio específico às modalidades, levando em consideração as particularidades de cada uma delas. Para tanto, a área de Jogos e Operações Internacionais se dedica ao planejamento da operações, desde suas definições estratégicas, escopo dos serviços, pesquisas de instalações em cada país, engajamento das áreas envolvidas, até a execução da logística de credenciamento, transporte aéreo e terrestre, serviços de aeroporto, contratações de hospedagem e instalações esportivas, alimentação, hidratação, infraestrutura e transporte de equipamentos esportivos e materiais via containers.

Devido a complexidade de adaptação a um fuso de 12 horas e uma cultura distante da nossa no Japão, o COB identificou cidades que oferecessem uma acomodação adequada próxima a instalações esportivas de alto rendimento e que pudessem nos proporcionar as melhores condições para aclimatação e preparação para os Jogos Olímpicos em Tóquio. Como cada modalidade tem a sua especificidade, não foi possível aglomerá-las somente em um ou duas instalações. Considerando também as distancias de deslocamento, que deveriam ser as menores possíveis, dividimos mais de 20 modalidades em 9 Bases do Time Brasil. Obviamente a complexidade da operação, quando atendemos a diversas bases aumenta, mas acreditamos que essa é sem dúvida a melhor solução para as delegações envolvidas. 

Uma vez firmado contratos com as cidades parceiras para utilização das instalações, o departamento de Jogos e Operações Internacionais, passou a executar uma serie de testes operacionais, que foram fundamentais para identificar ajustes nos serviços que seriam oferecidos, como também potencializar o processo de aprendizado quando interagindo com os fornecedores Japoneses. Entre 2018 e 20129, o COB atuou 216 dias no país sede, levou cerca de 350 pessoas, com 198 atletas para apresentar às delegações o que será oferecido durante os Jogos e para testar as operações locais. A alimentação brasileira, com 8.202 refeições que garantiram o nosso arroz e feijão, foi um dos serviços oferecidos, além da hospedagem, lavanderia, transporte terrestre, aéreo e logicamente, infraestrutura de treinamento de alta qualidade.

Nos últimos anos, foram transportados no total 09 embarcações da modalidade Vela (botes e barcos) e 05 containers com materiais e equipamentos esportivos e neste ano estamos nos preparando para enviar mais 5 containers com materiais consumíveis, aparelhos de força, botes, e pisos, além dos 4 que receberemos diretamente da China, no Japão, com as 40 mil peças de uniformes esportivos.  

É possível observar a grande dimensão e complexidade para a organização dos Jogos Olímpicos, que já se inicia bem antes do evento, por isso, a grande importância de realizar um planejamento antecipado e investir na preparação da operação através de testes e ajustes ao longo do caminho. Estamos quase lá!

Nos vemos em Tóquio!

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais