Carregando...
COB

IOB lança 5 ª edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento online e com aulas ao vivo

Badminton, Boxe e Natação são as modalidades contempladas na turma com início no próximo dia 10


Compartilhe
IOB lança 5 ª edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento online e com aulas ao vivo
Rafael Bello/COB

A 5ª edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) retoma suas atividades presenciais online na próxima terça-feira, 10 de agosto com modalidades inéditas. Pela primeira vez na história do curso estão contemplados badminton e boxe, esportes que têm apresentado uma evolução em seus resultados no Brasil. Além deles, o curso também vai oferecer oportunidades para a natação, que já fez parte do programa na primeira edição, em 2012. A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, braço de Educação do Comitê olímpico do Brasil (COB).

“O boxe olímpico brasileiro apresentou expressivos resultados internacionais nos últimos anos, o que acabou impulsionando a modalidade e atraindo uma gama de profissionais em busca de especialização e aperfeiçoamento. Há uma crescente procura de professores de Educação Física contribuindo para o desenvolvimento e a evolução da modalidade”, explica Jorge Bichara, diretor de Esporte do COB.  

Já o badminton tem consolidado seus resultados internacionais trazendo conquistas em Jogos Pan-americanos para o Brasil com um planejamento estratégico a médio e longo prazo. “Vemos nele uma grande prática escolar, que foi bem acolhida nos Jogos Escolares da Juventude. Ainda é uma modalidade com demanda por profissionais especializados. Além de adquirir maior conhecimento para desenvolvimento da modalidade, o curso permite benefícios e oportunidades profissionais aos treinadores”, disse Bichara. 

“Estamos oportunizando novamente a natação por conta do alto potencial da modalidade. Nossa expectativa é capacitar treinadores que possam atuar desde a base até as categorias adultas do esporte. Capacitando estes profissionais estaremos investindo diretamente nos atletas. Todo o programa do CEAR é realizado em parceria técnica com as Confederações Brasileiras de Badminton, Boxe e Desportos Aquáticos, lideradas pelos presidentes Francisco Ferraz de Carvalho, Mauro José da Silva e Luiz Fernando Coelho, respectivamente. Essa parceria foca na qualificação profissional que vai ter continuidade por gerações, não apenas para um ciclo olímpico. Um treinador pode impactar em centenas de atletas”, diz Paulo Wanderley, presidente do COB.

Além das novas modalidades, o curso também ganha novo formato.  As aulas, que antes eram presenciais, passam a ser transmitidas online ao vivo através de uma plataforma de videoconferência.  A iniciativa, adotada por várias redes de ensino superior, permite que o IOB retome o dia a dia de aulas, preservando a sua programação geral e, principalmente, a capacitação de treinadores. Para os alunos de fora da cidade, o modelo de aulas também vai extinguir os deslocamentos, que acarretam despesas com passagens aéreas e hospedagem.

 Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro, o curso tem como objetivo complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico. Os treinadores formados no Curso de Esporte de Alto Rendimento receberão um certificado que o denominará Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento.

 O CEAR

Desenvolvimento faz parte dos Programas da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) e é voltado para treinadores que trabalham na iniciação esportiva, com foco na identificação, na promoção e no desenvolvimento de talentos. Os alunos desta edição passaram por um processo seletivo nacional, realizado em 2019, concorrendo com mais de 260 candidatos para garantir a sua vaga. Todos os selecionados serão capacitados para oportunizar o esporte à criança e ao jovem, recebendo ferramentas e conhecimentos necessários para um plano de preparação adequado a longo prazo.

A 5ª edição do CEAR conta com 109 treinadores:  38 treinadores de badminton; 20 de boxe; 51 de natação.  Formado por quatro módulos presenciais, quatro no modelo de ensino a distância e um estágio internacional, o curso tem carga horária total de 505 horas. Entre os alunos participantes estão Fabiana da Silva – atleta de Badminton, medalhista de bronze no badminton nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019; Claudio Marcio Aires da Silva, treinador olímpico de Boxe; Norma Teotonio Rodrigues, treinadora da seleção brasileira juvenil de Badminton; Gustavo Schirru, treinador assistente de atletas olímpicos de Natação; Eduardo Teixeira Candiota, preparador físico das atletas Ana Marcela Cunha, Etiene Medeiros e Poliana Okimoto.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais