Carregando...
Time Brasil

Guilherme Toldo inicia sua preparação para conquistar a vaga olímpica em Tóquio 2020

Na 25ª colocação no ranking mundial de florete, esgrimista está na zona de classificação para os Jogos Olímpicos


Compartilhe
Guilherme Toldo inicia sua preparação para conquistar a vaga olímpica em Tóquio 2020
Washington Alves/AGIF/COB

Após quase dois meses de treinamentos, Guilherme Toldo está de volta às competições. O esgrimista integra a delegação brasileira que disputa os Jogos Mundiais Militares, em Wuhan (China), até o próximo dia 27 de outubro. O evento visa dar ritmo ao esgrimista para as duas competições mais importantes desse fim de ano: as etapas da Copa do Mundo, em Bonn (Alemanha) e Tóquio (Japão), que somam pontos para o ranking olímpico.

“Fiz um treinamento de base até a metade de outubro, que coincidiu com os Jogos Mundiais Militares. Foram treinos de força, de base, que te preparam para a temporada. Depois, vou disputar esses torneios na Alemanha e no Japão, que servirão também para avaliar a minha preparação, se estou conseguindo atingir os meus objetivos”, explicou Toldo, em entrevista à equipe de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Antes de embarcar para a China, o atleta esteve na sede do COB, no Rio de Janeiro, para alinhar o planejamento visando Tóquio 2020. Atualmente na 25ª colocação do ranking mundial de florete, posição que lhe daria uma vaga nos Jogos, o esgrimista gaúcho corre atrás de sua terceira participação olímpica.

“Foi bom para esclarecer o meu planejamento e mostrar os pontos que devo melhorar para ter um padrão de resultados mais constante. Ter um diálogo melhor e um suporte maior do COB em grandes competições traz mais tranquilidade para a minha rotina.”

Toldo deve disputar até 16 competições, sendo 10 internacionais, até os Jogos Olímpicos. Caso conquiste a vaga para Tóquio 2020, outro ponto importante de sua preparação envolverá a logística no Japão.

“Existem algumas dificuldades, como idioma e alimentação. Lá tem muito arroz e peixe, mas faltam outras opções. E eu gosto muito de comer. Tem também a questão do deslocamento entre o hotel e a competição na Copa do Mundo. Por isso, tento me planejar e me organizar para deixar todas essas questões de lado e estar focado na competição”.

Morando na Itália desde 2012, Toldo volta ao país no dia 26 de outubro. Depois, já retoma os treinamentos para as etapas de Bonn, que acontece entre os dias 8 e 11 de novembro, e Tóquio, a partir de 13 de dezembro.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais