Carregando...
Comissão de Atletas

Fórum das Comissões de Atletas termina com debates sobre políticas públicas, desenvolvimento esportivo, questões jurídicas e redes sociais

Último dia do evento realizado em Brasília conta com a participação de Ana Moser, Ministra do Esporte; Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB, dentre outros convidados

Fórum das Comissões de Atletas termina com debates sobre políticas públicas, desenvolvimento esportivo, questões jurídicas e redes sociais
Abelardo Mendes Jr/COB

A quarta edição do Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro, evento idealizado pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) chegou ao fim nesta sexta-feira, 12/05, em Brasília, com debates muito importantes para o atual momento do esporte nacional. A programação do último dia do evento contou com uma apresentação de Ana Moser, Ministra do Esporte, sobre “Políticas públicas voltadas aos atletas”; de Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB sobre a atuação na área; de Ana Paula Terra, advogada, sobre “Perspectiva Jurídica” da Comissões; e um debate sobre a “Gestão de Imagem das Redes Sociais”, conduzida pelos profissionais de comunicação Alexandre Massi e Valter França.

“Os objetivos foram atingidos de novo. Além da integração entre as Comissões, realizamos uma grande capacitação. Eu sempre digo que a ponte que liga onde eu estou até onde quero chegar é o desenvolvimento do conhecimento ou de alguma habilidade que nos falta”, disse Fabiano Peçanha, vice-presidente da CACOB.

“Esporte é o que a gente sabe fazer, é o que a gente entende, é o filtro com o qual olhamos o mundo. A questão de quem está numa posição de liderança é o compromisso com o esporte, não se esquecer dos objetivos. E não há motivos para vocês não trilharem um caminho buscando essas posições”, disse Ana Moser.

Entre os temas debatidos no primeiro dia do evento estiveram “Avanços e Resultados da Comissão de Atletas do COB”, em que Hortência Marcari relatou o que presenciou da evolução na representação de atletas desde a criação da primeira CACOB, em 2009, e Adriana Aparecida apresentou os resultados de uma pesquisa da CACOB realizada com as Comissões de Atletas.

"É a minha primeira participação no Fórum e eu me surpreendi. Foi muito melhor do que eu esperava. Foi muito esclarecedor, foram vários conteúdos que nos ajudam a saber como dar uma posição para os atletas. Eu quero participar todo ano, e acho, inclusive, que poderiam ter mais trocas como essa. Vai melhorar muito o nosso trabalho dentro da Comissão", disse Tatiane Oliveira, representante da Comissão de Atletas do Hóquei.

Os bons exemplos de trabalhos desenvolvidos foram tema da Mesa Redonda “As Comissões de Atletas das Confederações: Pontos Altos e Desafios”, que foi conduzida por Poliana Okimoto e teve a participação de Carlos Ramirez, presidente da CA da Confederação Brasileira de Ginástica, e de Cleiton Cezário, presidente da CA da Confederação Brasileira de Atletismo.

“Devido a minha não ida aos Jogos Olímpicos por falta de investimento, de estrutura, eu resolvi me envolver no assunto. Primeiro, criei o meu clube para oferecer isso. Depois, quando entrei na Comissão de Atletas coloquei esse mesmo objetivo. Posso dizer que o Fórum abriu nossos olhos, estávamos no escuro e uma luz do que fazer se acendeu. Eu precisava me organizar, saber o que era possível fazer para aí, então, dar os primeiros passos. O Regimento Interno foi estruturado e, depois, colocamos todas as informações – atas, pedidos, decisões, outros documentos - online. Agora conseguimos ter a exata noção de onde a gente saiu e para onde estamos indo”, disse Ramirez.

Diogo Silva, assessor especial do Ministério do Esporte e ex-membro da CACOB, apresentou o tema “A importância do trabalho da CACOB para o apoio aos atletas”.  O dia encerrou com uma dinâmica de integração com todos os envolvidos.

“Agradecer a presença do Presidente Paulo Wanderley, do vice-presidente La Porta, dos diretores do COB e também na Ministra do Esporte, a Ana Moser, que valoriza muito o Fórum. Também destacar a participação do Diogo (Silva), que estava conosco até bem pouco tempo e agora está numa posição de gestão também no Ministério”, analisou Peçanha.

“Outro ponto forte que tenho que falar é a realização da mesa redonda com os exemplos de sucesso de Comissões das Confederações, que foi muito boa e que há três anos não seria possível. E acredito que a dinâmica trouxe a integração, a diversão e a competição que é o que todo atleta gosta", completou Fabiano.

A CACOB
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) foi criada em 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os membros da CACOB mais votados, de acordo com os critérios atuais, têm direito à participação e ao voto na Assembleia Geral do COB, portanto, participam ativamente das decisões da instituição.

O trabalho da CACOB é promover a melhoria de todo o sistema esportivo nacional em favor dos atletas. Para isso, busca contribuir com o fortalecimento das Comissões de Atletas das Confederações de cada modalidade olímpica, tornando fundamental que os atletas participem e sejam ouvidos em suas bases.

De acordo com a eleição realizada em 2020, a composição da CACOB para o ciclo Paris 2024 agora é: Yane Marques (pentatlo moderno), presidente; Fabiano Peçanha (atletismo), vice-presidente; Poliana Okimoto (desportos aquáticos), que agora ocupa a vaga de atleta mais votada; Gustavo Guimarães (desportos aquáticos); Rodrigo Santana (vôlei); Eduarda Amorim (handebol); Adriana Aparecida da Silva (atletismo); Beatriz Futuro (rugby); Thiagus Petrus (handebol); Lucas Duque (rugby); Fernanda Ferreira (remo); Iziane Marques (basquete); Francisco Barretto Júnior (ginástica); Edson Bindilatti (desportos no gelo); Bárbara Seixas (vôlei); Juan Nogueira (boxe); Emerson Duarte (tiro esportivo); Ana Sátila (canoagem); Jaqueline Mourão (ciclismo/desportos na neve); Gilvan Ribeiro (canoagem velocidade); e Jade Barbosa (ginástica artística) entre os que disputaram alguma das últimas duas edições de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno. E Hortência Marcari (basquete, 121); Jefferson Sabino (atletismo, 51); Clodoaldo Lopes do Carmo (atletismo, 28); e Joana Cortez (tênis, 25) entre os atletas que competiram em Jogos anteriores a Londres 2012.

Outras notícias + Lista completa