Carregando...
COB

Festival Transforma leva Valores Olímpicos a Santos

Ação do COB começa a temporada presencial 2022 com alunos de escolas públicas da cidade do litoral paulista

Festival Transforma desembarcou em Santos-SP. Foto: Flávio Hopp/COB


Os Valores Olímpicos estiveram em evidência na cidade de Santos, no litoral paulista. Nesta quarta-feira (3), o município recebeu o Festival Transforma, ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) voltado para a disseminação da cultura olímpica. Após a capacitação do Transforma para professores foi realizado o primeiro evento presencial do Festival Transforma e a escola UME Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, na baixada santista, foi a escolhida.

Cerca de 500 crianças e adolescentes do Fundamental 1 e 2 puderam passar o dia com as atividades envolvendo o universo olímpico. Por meio de apresentação teatral contando a história dos Jogos Olímpicos, uma oficina de desenho sobre os Valores Olímpicos e habilidades socioemocionais e também pela interatividade com a mascote do Time Brasil, Ginga, os alunos se divertiram e tiveram um gostinho do que é vivenciar uma experiência ligada aos Jogos. Além disso, os professores participaram da ação recebendo informativos sobre educação olímpica.

“O Festival Transforma foi criado como uma oportunidade de reforçar os conteúdos do programa com os alunos. Primeiramente, os professores – que são os nossos verdadeiros agentes transformadores - passam pelas capacitações e são nossos aliados na promoção dos valores olímpicos dentro das escolas. Levar esse projeto de novo ao presencial é motivo de muita alegria para o Comitê Olímpico do Brasil. Queremos incentivar cada vez mais a promoção dos valores olímpicos de excelência, respeito e amizade e nada melhor do que combinar isso com o ambiente educacional”, ressaltou Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

“Estamos muito felizes em retomar o Festival Transforma depois de um tempo parado por conta da pandemia. Desembarcamos em Santos e fomos super bem recebidos pelas escolas e secretaria de educação municipal. É uma alegria observar o desenrolar do projeto, pois acreditamos que esporte e educação fazem um casamento perfeito e, juntos, podem transformar a vida de um jovem”, endossou Mariana Ribeiro, pedagoga do COB responsável geral pelas ações na cidade paulista.


Mascote do Time Brasil, Ginga participou da ação no litoral paulista. Foto: Flávio Hopp/COB

Os alunos da escola UME Professora Maria de Lourdes Borges também puderam ir além das atividades socioeducacionais e experimentaram algumas modalidades olímpicas. Na programação do Transforma estão inclusas clínicas esportivas e, no caso de Santos, os jovens conheceram mais de perto o boxe, o skate, o taekwondo e o tênis de mesa. 

“O projeto transforma é incrível, uma iniciativa muito bacana do COB que promove as modalidades olímpicas e, assim, a gente planta uma sementinha para quem sabe termos futuros atletas. Para mim é uma alegria muito grande receber o festival aqui em Santos, minha cidade, e compartilhar um pouco da minha vivência olímpica com esses jovens”, pontuou Danielle Zangrando, atleta olímpica de judô e diretora de Marketing da Fundação Pró-Esporte de Santos, que palestrou para as crianças sobre a vivência de um atleta olímpico. 

“Quando vi o projeto achei encantador, pois ele promove excelência, respeito e amizade, valores que formam o cidadão e são exatamente o nosso objetivo para esses jovens. Abracei o Transforma de corpo e alma e escolhemos duas escolas que se engajaram bastante na iniciativa. Acredito que o resultado está sendo espetacular. Tudo muito organizado, todo o corpo de professores e funcionários contribuindo e os alunos envolvidos e atuando nas clínicas esportivas. Tudo isso é muito bacana para a gente”, emendou Valéria Leal, chefe do setor de projetos da Secretaria de Educação de Santos.