Carregando...
COB

Fechando a semana dos 30 anos do ouro de Barcelona 1992, Rogério Sampaio é homenageado em Santos

Diretor-geral do COB recebeu a maior honraria da sua cidade natal, a medalha e o diploma José Bonifácio de Andrada e Silva

Rogério Sampaio recebe medalha e diploma do mérito José Bonifácio de Andrada e Silva. Foto: Carlos Nogueira/PMS

Para encerrar com maestria a semana de comemoração aos 30 anos da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, o ex-judoca Rogério Sampaio recebeu uma grande homenagem em sua cidade natal. A maior honraria da cidade de Santos foi concedida ao diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na noite desta sexta-feira (5). Em cerimônia no Palácio José Bonifácio, sede da prefeitura municipal, o santista recebeu a medalha e o diploma do mérito José Bonifácio de Andrada e Silva na presença de autoridades locais, familiares e amigos.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, concedeu pessoalmente a honra ao ex-judoca e hoje dirigente. Rogério, que nasceu e morou em Santos durante a sua carreira de atleta, celebrou mais este momento marcante. 

“Eu fico emocionado em receber essa medalha, pois a cidade de Santos sempre me ofereceu tudo para que eu fosse formado enquanto atleta e depois como profissional de gestão. Não cheguei aonde cheguei sozinho, tive esse apoio e estou bastante honrado em receber essa homenagem, ainda mais pela representatividade do José Bonifácio, patrono da independência do Brasil”, ressaltou o campeão olímpico.

“Na minha infância, convivi na mesma rua do Rogério e do irmão dele, Ricardo, e vi toda a luta e dedicação para se tornar o campeão olímpico que se tornou. É motivo de orgulho para a nossa cidade. Posso dizer que Rogério é o maior atleta nascido em Santos da história”, reforçou o prefeito de Santos, Rogério Santos.

Rogério Sampaio ao lado de familiares e autoridades de Santos. Foto: Carlos Nogueira/PMS

A medalha e diploma de mérito José Bonifácio de Andrada e Silva foi instituída pela legislação municipal de Santos desde novembro de 1986. Essa é a maior honraria municipal concedida pela Prefeitura da cidade e é conferida a cidadãos ou entidades que tenham se destacado por serviços relevantes prestados à comunidade santista ou à Nação em geral. Entre as personalidades que já receberam a honraria estão, por exemplo, a artista plástica Tomie Ohtake, o mestre Shinzato (karatê) e o ator Alexandre Borges. 

Outras notícias + Lista completa