Carregando...
COB

Está aberta votação para Atleta da Torcida e outras três premiações do Prêmio Brasil Olímpico 2023

Votação é através do site https://pbo.cob.org.br; fãs do esporte também irão escolher vencedores das categorias Inspire Riachuelo, Retorno do Ano e Atleta Revelação

Está aberta votação para Atleta da Torcida e outras três premiações do Prêmio Brasil Olímpico 2023

A participação dos fãs do esporte olímpico será ainda mais fundamental para o Prêmio Brasil Olímpico (PBO). Em 2023, além da votação popular definir premiações que já são tradicionais da festa de gala do esporte olímpico brasileiro, como o Atleta da Torcida e o Inspire Riachuelo, outras duas novas categorias, criadas especialmente para o PBO 2023, serão definidas pela escolha dos torcedores: Retorno do Ano e Atleta Revelação. O site https://pbo.cob.org.br já está aberto e cada fã pode escolher o atleta que merece levar cada uma das quatro homenagens para casa.

“É a torcida que move os atletas e, não tenho dúvida, de que cada torcedor, esteja ele presente na competição ou acompanhando em casa, contribui para as conquistas dos esportistas brasileiros. Nada mais justo que ampliar a participação deles no PBO, cerimônia pensada para enaltecer os feitos dos atletas brasileiros. Essa é mais das muitas novidades que estamos promovendo para o Prêmio Brasil Olímpico, sempre com o objetivo de evoluir em tudo que fazemos”, disse o Presidente do COB Paulo Wanderley Teixeira.

Para concorrer ao Atleta da Torcida, o Comitê Olímpico do Brasil selecionou seis atletas que brilharam em 2023 e se destacaram pela interação com a torcida brasileira. Os candidatos são Barbara Domingos (Ginástica Rítmica), Bia Ferreira (Boxe), Flavia Saraiva (Ginástica Artística), Augusto Akio (Skate), Darlan Souza (Vôlei) e Guilherme Costa – Cachorrão (Natação).

Oferecido pela Riachuelo, o Prêmio Inspire foi criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. Em 2023, são sete mulheres concorrendo à premiação: Ana Marcela (Águas Abertas), Barbara Domingos (Ginástica Rítmica), Bruna Takahashi (Tênis de Mesa), Duda Lisboa (Vôlei de Praia), Flavia Saraiva (Ginástica Artística), Rayssa Leal (Skate) e Rebeca Andrade (Ginástica Artística).

E há ainda outras duas novas categorias que prometem mexer com a torcida. Esse ano o Brasil teve uma série de atletas jovens que brilharam representando o país em competições pelo mundo. Três deles - Renan Gallina (Atletismo), Maria Eduarda Alexandre (Ginástica Rítmica) e Miguel Hidalgo (Triathlon), que conseguiram a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos em suas respectivas modalidades, foram indicados ao Atleta Revelação do Ano.

Por fim, os torcedores poderão escolher qual foi o maior Retorno do Ano, um prêmio que homenageia os atletas que superaram um grande obstáculo na carreira em 2023, seja ele uma questão pessoal, de saúde ou o próprio desempenho esportivo. O ano foi marcado pela volta por cima de três medalhistas olímpicos: Ana Marcela Cunha (Águas Abertas) e Alison dos Santos (Atletismo), que ficaram afastados das competições por meses por conta da recuperação de lesões, e Rafael Silva “Baby” (Judô), que aos 36 anos, voltou ao pódio do Mundial depois de seis anos.

Os vencedores dos Prêmios Atleta da Torcida, Inspire Riachuelo, Atleta Revelação e Retorno do Ano serão divulgados durante o Prêmio Brasil Olímpico, que será realizado no dia 15 de dezembro e transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pelo sportv.

Na cerimônia, também serão revelados os Melhores Atletas do Ano, no feminino e no masculino, escolhidos por um Colégio Eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte. Em 2022, os vencedores foram Rebeca Andrade (ginástica artística) e Alison dos Santos “Piu” (atletismo), campeões mundiais no individual geral e nos 400m com barreiras, respectivamente.

Serão homenageados ainda os melhores em cada uma das modalidades olímpicas e pan-americanas, os destaques dos Jogos da Juventude de Ribeirão Preto, além dos Melhores Técnicos do Ano nas modalidades individuais e coletivas. Por fim, haverá a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo.

Maior premiação do esporte brasileiro, o PBO chega a 24ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2023 e levaram o Brasil ao melhor desempenho da história em Jogos Pan-americanos em Santiago 2023, com o segundo lugar no quadro de medalhas e os recorde de ouros conquistados e no total de medalhas.

Histórico Atleta da Torcida

2014 – Flávia Saraiva (ginástica artística)
2015 – Thiago Pereira (natação)
2016 – Rafaela Silva (judô)
2017 – Caio Bonfim (atletismo)
2018 – Henrique Avancini (ciclismo MTB)
2019 – Hugo Calderano (tênis de mesa)
2021 – Fernanda Garay (vôlei)
2022 - Hugo Calderano (tênis de mesa)

Histórico Prêmio Inspire Riachuelo

2021 - Rayssa Leal (skate)
2022 - Rebeca Andrade (ginástica artística)

Outras notícias + Lista completa