Carregando...
Time Brasil

Danilo Fagundes e Isabela Abreu ficam em 12° no revezamento misto da 2° etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

O pentatleta brasileiro Felipe Nascimento também disputou o torneio que vale pontos para o ranking que definirá as últimas vagas pata Tóquio


Compartilhe
Danilo Fagundes e Isabela Abreu ficam em 12° no revezamento misto da 2° etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno
Divulgação UIPM

Três brasileiros participaram da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que foi disputada em Sofia, na Bulgária. O torneio reuniu 191 pentatletas de 39 países, dentre eles Isabela Abreu, 25, Danilo Fagundes, 33, e Felipe Nascimento, 27. A competição começou na quarta-feira, 7, e se encerrou neste domingo, 11.

Como a disputa valia pontos para o ranking que está sendo formado para definir as últimas vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos de Tóquio, os principais nomes da modalidade estiveram na Bulgária. O trio brasileiro encarou provas de alto nível.

No evento que encerrou a competição no domingo, o revezamento misto, Danilo e Isabela competiram com outras 18 duplas. Eles ficaram em 12º depois de somarem 1.377 pontos. Os campeões da disputa foram os cazaques Vladislav Michshenko e Yelena Potapenko, que conquistaram 1.442 pontos. A prata foi para os bielorrussos Pavel Tsikhanau e Kseniya Klimiankova, que chegaram aos 1.420 pontos, e o bronze para os sul-coreanos Changwan Seo e Unju Kim, com 1.415 pontos.

Disputa individual

As disputas individuais da Copa da Bulgária começaram na quarta-feira pela qualificação feminina. Foram 82 pentatletas de 34 países, com a brasileira Isabela Abreu ficando em 72º depois de somar 861 pontos.

A grande campeã da final, que aconteceu na sexta-feira, 9, e reuniu as 36 melhores colocadas na classificatória, foi a francesa Marie Oteiza, 27. A prata foi para a inglesa Kate French, 29, que foi ouro na primeira etapa da Copa do Mundo, no final de março, na Hungria. Já o bronze ficou com a polonesa Anna Maliszewska, 26.

Entre os homens, a qualificação foi realizada na quinta-feira, 8, com 99 pentatletas de 35 países. Danilo foi o 61º com 1.060 pontos e Felipe o 78º com 1.036.

O grande campeão da final masculina, que aconteceu neste sábado, 10, foi o sul-coreano Woongtae Jun, 25, que foi bronze no último Mundial, realizado em 2019, e campeão da Final da Copa do Mundo de 2014. A prata foi para o experiente húngaro Robert Kasza, 36, campeão das finais da Copa de 2008 e 2011. Já o bronze ficou com o bielorrusso Ilya Palazkov, 25.

Coreia no topo

A Coreia do Sul ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas da Copa da Bulgária, conquistando duas das nove medalhas. O país asiático levou para casa um ouro e um bronze. França e Cazaquistão faturaram um ouro cada. Bielorrússia ficou com uma prata e um bronze, Inglaterra e Hungria com uma prata cada e Polônia com um bronze.

A próxima etapa da Copa do Mundo também será realizada em Sofia, na Bulgária, e já começa nesta quinta-feira, 15. Isabela, Danilo e Felipe seguem no país europeu para a nova disputa.

Dos três brasileiros, Danilo e Felipe foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles e Isabela fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas; Danilo e Isabela pela Comissão de Desportos do Exército (CDE) e Felipe pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

CAMPEÕES DA COPA DA BULGÁRIA

Individual feminino

Ouro: Marie Oteiza (França) – 1.367 pontos

Prata: Kate French (Inglaterra) – 1.360 pontos

Bronze: Anna Maliszewska (Polônia) – 1.348 pontos

 

Individual masculino

Ouro: Woongtae Jun (Coreia do Sul) – 1.457 pontos

Prata: Robert Kasza (Hungria) – 1.455 pontos

Bronze: Ilya Palazkov (Bielorrússia) – 1.451 pontos


Revezamento misto

Ouro: Vladislav Michshenko e Yelena Potapenko (Cazaquistão) – 1.442 pontos

Prata: Pavel Tsikhanau e Kseniya Klimiankova (Bielorrússia) – 1.420 pontos

Bronze: Changwan Seo e Unju Kim (Coreia do Sul) – 1.415 pontos

QUADRO GERAL DE MEDALHAS

1. Coreia do Sul – 1 ouro e 1 bronze

2. França e Cazaquistão – 1 ouro, cada

4. Bielorrússia – 1 prata e 1 bronze

5. Inglaterra e Hungria – 1 prata, cada

7. Polônia – 1 bronze



Fonte: CBPM

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais